Nos últimos anos, o Brasil sofreu uma de suas maiores recessões econômicas e mesmo após 6 anos do seu início, o mercado ainda não conseguiu se recuperar para o estágio pré-recessão. E junto da instabilidade econômica enfrentamos a maior crise política dos últimos 30 anos, que atualmente parece estar se estabilizando.

Todo esse macro ambiente instável impacta diretamente no crescimento das empresas de diversos segmentos, por isso todo cuidado é pouco, principalmente no setor financeiro da sua empresa. Analisando esse ambiente iremos trazer as 8 principais vantagens do uso de um software de gestão financeira, para que você entenda todos os benefícios que a tecnologia pode trazer para o seu negócio em um momento tão delicado. 

Redução dos custos operacionais da sua equipe financeira

Adquirir um software de gestão financeira é um ótimo investimento a médio e a longo prazo, afinal com um software você consegue reduzir custos operacionais em horas extras de funcionários, despesas de impressão de documentos, e assim, ter retorno sobre o seu investimento.

Aumento da produtividade do seu departamento financeiro

Além de reduzir os custos operacionais da sua equipe, você consegue aperfeiçoar os seus processos operacionais, focando seus colaboradores em tarefas mais estratégicas.

Tenha mais segurança contra possíveis falhas humanas

Como citamos no início da matéria, o departamento financeiro vive um momento em que qualquer falha pode trazer graves consequências à empresa. Contratando um software de gestão financeira você ganha segurança contra falhas humanas, acabando com as inconsistências de dados, pois o software de gestão financeira tem sistemas de aviso caso acontece uma inconsistência.

Gestão da sua equipe financeira centralizando informações

Acabe com as diversas planilhas de custo espalhadas pela sua área de trabalho. Com um software de gestão financeira você consegue centralizar e ter controle das informações, pois eles exigem um padrão de preenchimento de informações que garante a consistência das mesmas.  Além de garantir a centralização das informações, você consegue determinar e gerar acessos específicos para os integrantes da sua equipe.

Softwares de gestão financeira se integram com outros softwares

Com um software de gestão financeira você pode realizar integrações com outros softwares de outros departamentos da sua empresa, como por exemplo um ERP.

Maior segurança de dados

Em agosto de 2020 a lei de proteção de dados estará vigente no Brasil, o que traz uma preocupação para as empresas, para fornecer um ambiente seguro para os dados que ela trafega entre os bancos, clientes e fornecedores. Com um software de gestão empresarial que utiliza nuvem de dados, você garante segurança para os dados das suas transações.

Tenha conciliação bancária automatizada com um software de gestão financeira

Para a otimização do seu controle financeiro você precisa realizar a conciliação bancária. Com ela você faz a comparação do seu saldo bancário com as transações registradas no seu controle financeiro interno. Utilizando um software de gestão financeira você consegue identificar possíveis inconsistências no seu controle financeiro e visualizar compensações bancárias na sua conta de forma automatizada, principalmente se o software possuir convênio multibanco.

Planejamento e análise estratégica inteligente

O momento de realizar um planejamento financeiro é de extrema importância para o futuro de uma empresa e realizar tomadas de decisões com base em dados é o ideal para uma estratégia inteligente. Através dos relatórios automatizados dos softwares de gestão financeira você consegue analisar com uma base de dados segura, os caminhos inteligentes para montar o seu planejamento financeiro.