Relatórios gerenciais são documentos que contêm informações fundamentais para a tomada de decisão de uma empresa. Alguns são feitos em planilhas, mas hoje a tecnologia nos presenteou com ferramentas para automatizar estes relatórios gerenciais.

Automatização de processos é tem como objetivo levar agilidade e praticidade para rotinas empresariais, além de facilitar a realização de processos burocráticos.

A emissão de relatórios é parte fundamental no andamento de todas as áreas, principalmente do financeiro. Isso porque a análise de dados é fundamental para tomada de decisões com embasamento e maior taxa de assertividade. 

Durante a rotina de trabalho, a necessidade de criação de relatórios “emergenciais” pode acabar impactando demandas planejadas e tempo de entrega de projetos, pois a busca e consolidação de dados demanda tempo e um cuidado especial com os dados gerados. 

O que são relatórios gerenciais?

Relatórios gerenciais são documentos gerados para organizar dados, simplificar as informações mais importantes e relevantes dos processos que envolvem as atividades de uma empresa.

Os objetivos devem ser claros e objetivos, de acordo com a necessidade de cada empresa. O excesso de informações pode ser prejudicial, dificultando o entendimento dos empresários, podendo assim aumentar a margem de erros na tomada de decisões.

Qual o perfil de empresa deve automatizar relatórios?

Normalmente, empresas de médio e grande porte são os principais perfis de automatização de relatório, mas tudo depende do número de dados que você possui e a frequência com que precisa de relatórios. 

Suponhamos que você tenha uma empresa de pequeno porte que possui um número alto de produtos/serviços ou um alto número de clientes e fornecedores cadastrados em base de pagamento e recebimento. Mesmo sendo de pequeno porte, sua empresa se encaixa perfeitamente entre as que necessitam de uma automação de relatórios, pois você pode tornar esse processo mais rápido e dinâmico, aumentar o número de possibilidades e ficar a poucos cliques da informação que precisa.

Por que devo automatizar relatórios gerenciais?

Os relatórios gerenciais são importantes para a tomada de decisão empresarial. A automação tem por objetivo facilitar a realização de processos burocráticos, trazendo benefícios variados como mais agilidade, aumento da produtividade e até redução de custos.

Dados mais rápidos e confiáveis. 

Tomadas de decisões dependem de avaliações minuciosas e muitas vezes decididas em poucas horas. Com a automatização na emissão você consegue os dados em poucos minutos e sua decisão é tomada em poucas horas.

Insights para tomada de decisão

Quando automatizamos o processo, abrimos um leque de possibilidades na geração: Data, range de valor, número em estoque, quantidade de vendas e etc, tudo dependendo do modelo de negócio que você atua.

Entendimento dos Dados

Através softwares analíticos, dashboards são gerados e você consegue fazer o acompanhamento de forma mais dinâmica, isso porque os dados são apresentados de uma forma que facilita a leitura e entendimento.

Economia 

Sem perceber, empresas dispendem de horas de trabalho dos colaboradores para geração de relatórios, deixando-os alocados em uma demanda operacional que pode ser facilmente substituída por um sistema, assim você pode alocar o potencial humano para atividades mais analíticas que resultarão em melhores resultados para sua empresa.

Agora que você sabe a importância e possui um maior conhecimento dos relatórios gerenciais, comece a utilizar frequentemente em sua empresa e busque sistemas de automação para otimizar seus resultados.