Você consegue pensar na dor de cabeça que a geração de um boleto errado pode causar? Pode até ser que essa situação já tenha ocorrido em sua empresa, o que faz com seja ainda mais fácil para você entender porque automatizar a cobrança de seus clientes.

Organizar as contas de uma empresa não é tarefa fácil. E, no que diz respeito àquilo o que se tem a receber, um nível avançado de controle se faz necessário para evitar falhas ou atrasos que deixem o caixa no vermelho.

Com isso em mente, separamos quatro dicas para quando você começar a automatizar suas cobranças. Veja:

Simplifique os processos de cobrança

Quanto maior o número de clientes, de produtos vendidos ou de serviços prestados, mais alto é o volume de boletos que uma empresa precisa emitir.

O processo manual de preenchimento dos boletos, além de lento, está sujeito a erros. Dados da própria empresa, de cada cliente e a discriminação dos serviços devem ser apresentados corretamente. O processo envolve conferência de informações, valores e datas e é natural que equívocos sejam cometidos.

Ao escolher automatizar a cobrança, a empresa passa a contar com uma ferramenta que, em poucos cliques, organiza todas essas informações no boleto, sem erros.

Melhore a gestão dos clientes

Com as informações de cobrança reunidas no software, o setor financeiro da empresa tem mais facilidade para acompanhar a situação de cada cliente e entender o seu perfil enquanto pagador.

A escolha de automatizar a cobrança torna possível que a empresa saiba o status de cada boleto enviado. O sistema informa se o cliente já recebeu a cobrança, se e quando a visualizou e se e quando efetuou o pagamento.

Assim, o setor financeiro passa a avaliar com mais facilidade quais clientes têm dificuldades para cumprir prazos, por exemplo. Uma informação que pode levar a empresa a oferecer diferentes condições de pagamento para evitar atrasos que prejudiquem sua saúde financeira.

Reduza a inadimplência

Automatizar a cobrança ajuda a reduzir a inadimplência para além indicação de caminhos para melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes.

Um sistema automatizado de geração e envio de boletos também pode ter uma funcionalidade que dispara alertas de lembrete para evitar que algum cliente se esqueça de efetuar o pagamento dentro do prazo estipulado.

Além disso, caso algum cliente perca o prazo e o boleto vença, o software permite facilmente que a cobrança anterior seja cancelada e uma nova seja realizada, com uma nova data. Tudo em poucos cliques e sem a necessidade de preencher todas as informações da empresa e do cliente novamente.

Aumente o controle financeiro

Um bom software desenvolvido para automatizar a cobrança emite relatórios em tempo real. Juntando essa função a outras vantagens apresentadas neste post, a empresa passa a ter informações mais sólidas sobre a sua situação financeira a cada momento.

Assim, o setor financeiro tem melhores condições de avaliar o fluxo de caixa, de assegurar o cumprimento de prazos e de verificar o faturamento do negócio. E tudo isso, que vem da decisão de automatizar a cobrança dos clientes, permite o alinhamento entre as finanças e as metas da empresa, ajudando na orientação da tomada de decisões por parte dos gestores.

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