fbpx

Finnet

Como as fintechs modificaram o mercado de crédito no Brasil?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Desde meados de 2014 podemos ver uma nova movimentação no mercado financeiro, principalmente o mercado de crédito, com a chegada das Fintechs.

 

Esse é um movimento que vem a cada dia mais tomando forma, conquistando espaço, respeito e visibilidade, ou seja, ele não pode e não será despercebido. Por este motivo, vamos analisar como essas modificações impactaram o mercado B2B e quais são as vantagens que ele proporciona.

 

Mas, vamos começar do início! Você sabe o que é uma fintech?

 

O que é fintech?

 

A palavra FINTECH é originaria da junção financial e technology que significam tecnologia financeira, ela se refere a empresas que utilizam a tecnologia para a disponibilização de serviços financeiros.

 

As fintechs têm como principal objetivo desburocratizar os serviços financeiros de uma forma geral, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

 

E esse processo de desburocratização tem levado a uma grande mudança estrutural em todo o mercado, contando com o processo tecnológico e o avanço do digital na vida das pessoas e empresas.

 

Não podemos deixar de citar que essa influência também atinge as instituições financeiras de uma forma geral, já que, para competir com os serviços prestados pelas fintechs, também precisaram subir a régua quando falamos da experiência do cliente com seu atendimento e a facilidade na aquisição de novos produtos ou serviços.

 

Como funcionam as fintechs de crédito?

 

Quando falamos sobre fintechs que atuam com crédito, existem dois cenários que podem acontecer:

 

1° A fintech é detentora do crédito e realiza o financiamento.

 

2° A fintech faz o papel de intermediadora entre instituições bancárias e empresas solicitantes.

 

Vamos explicar cada um deles!

 

No primeiro cenário, onde a fintech é detentora do crédito, ela não depende de terceiros (como bancos ou instituições financeiras) para a liberação desse valor. O processo ocorre de forma internalizada, com uma solicitação direta entre solicitante e fintech.

 

Essa solicitação geralmente ocorre através do site, aplicativo ou canal de atendimento, sendo um processo bem menos burocrático quando comparamos com bancos tradicionais, mas ainda assim, extremamente seguro pois todas as fintechs obrigatoriamente passam pela verificação do Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

Porém, um ponto importante que devemos destacar desse primeiro cenário é que, se sua empresa está em busca de uma comparação sobre taxa de juros, buscar fintechs que realizam o financiamento internamente, pode dar mais trabalho, pois você precisará entrar de site em site e fazer um levantamento manual sobre esses valores.

 

Agora vamos entender como funcionam as fintechs que intermediam o financiamento.

 

No segundo cenário, as fintechs não realizam o papel de financiadoras, ou seja, elas intermediam a sua negociação com diferentes instituições financeiras, a fim de tornar o processo de solicitação de crédito ainda mais inclusivo e acessível às empresas.

 

Desta forma, sua empresa precisa ter acesso a uma plataforma em que os múltiplos financiadores estejam disponíveis, como um marketplace de instituições financeiras. O Painel Fornecedor e o Antecipag funcionam com esse conceito, levando crédito através do Risco Sacado e Cedente, com as principais instituições financeiras presentes na plataforma.

 

Quando sua empresa tem acesso a um marketplace, seu setor financeiro possui acesso a taxa de juros vigente das maiores instituições financeiras do país, tendo a liberdade de contratar a que faz mais sentido para o atual momento da sua empresa, além da facilidade de comparar os valores em um único lugar.

 

Sua empresa é beneficiada por ter a certeza que está fechando uma parceria com a instituição financeira que possui a menor taxa de juros naquele momento, a segurança de realizar esse processo em uma ferramenta auditada e homologada com os maiores bancos do país, tudo isso sem precisar enfrentar filas, negociar com pessoas diferentes de empresas diferentes e perder muito tempo nesse processo.

 

Além desses benefícios, que fazem muito sentido para grandes empresas, é inegável o quanto um marketplace desperta a competição entre essas intuições financeiras, fazendo com que os juros sejam muito mais baixos, pois é desta forma, que elas competem entre si para ofertar a melhor taxa de juros e ganhar os clientes na concessão desse crédito.

 

Além disso, com uma plataforma unificada, seu processo financeiro fica muito mais transparente e de fácil gestão, podendo escolher diversas instituições para operar cada situação de negócio, mas com os dados compilados e gerenciados.

 

Agora que você sabe o que é uma fintech de crédito e como elas trabalham, vamos analisar as principais mudanças no mercado financeiro!

 

Como as fintechs de crédito revolucionaram o mercado financeiro?

 

O mercado de crédito é um sistema financeiro onde acontece a concessão de crédito por parte de uma instituição financeira para uma devedora.

 

Todo esse processo por muitos anos foi dominado por grandes bancos tradicionais para empresas ou pessoas físicas, sendo que esses grandes bancos possuem 80% do mercado.

 

Então é nítido que anos atrás, não existiam muitas possibilidades dentro desse mercado, isso fazia com que não existisse uma grande competitividade por menores taxas ou serviços diferenciados, o que dificultava uma negociação, além de muitas vezes, um atendimento ao cliente de qualidade bem baixa.

 

Com a chegada das fintechs, todo o sistema financeiro nacional passou por grandes mudanças estruturais, fazendo com que mais empresas também pudessem competir por um espaço.

 

Essa competição foi muito benéfica à quem procurava crédito, pois essas grandes instituições foram obrigadas a melhorar seus serviços, produtos e taxas destinadas ao mercado.

 

E essa revolução está longe de acabar, cada vez mais as fintechs crescem, priorizam a experiência do usuário final, conseguem taxas menores, mais condições de pagamento e essa competição, onde o usuário é o mais beneficiado, está cada vez mais acirrada.

 

Por isso, estar em um marketplace com as maiores instituições do país é tão vantajoso para empresas que buscam crédito!

 

Se sua empresa está à procura de crédito, não deixe de falar com nossos especialistas, marque uma reunião agora mesmo e conheça as soluções de crédito da Finnet.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!