Se você chegou até esse texto, imagino que não esteja muito satisfeito com o seu número de inadimplência. Ele é um indicador fundamental para a saúde financeira da empresa.

Em 2019 segundo dados do Serasa Experian, 63 milhões de brasileiros se encontram endividados, impactando diretamente na economia nacional e consequentemente na receita da sua empresa.

Mas fique tranquilo, neste texto iremos te ajudar a tomar um passo à frente e conseguir mitigar os seus problemas de inadimplência.

Soluções para reduzir a inadimplência

Inadimplência é assunto sério! O impacto da mesma nas empresas pode ser fatal, portanto criamos este artigo com ações rápida para você tomar e começar a diminuir esta taxa.

Identifique o seu público.

Conhecer o seu público é a premissa para o sucesso de qualquer negócio. Compreender os hábitos de consumo, as formas de pagamento e quais os melhores dias para realizar a cobrança é essencial.

Desta forma é possível ofertar opções de datas e formas de pagamento que ajudem seu cliente a se organizar, diminuindo assim a possibilidade de se tornarem inadimplentes.

Facilite o pagamento dos seus clientes

Em inúmeros casos, o motivo do atraso do pagamento se deve ao não recebimento do boleto.

Isso pode acontecer por inúmeras situações, desde um preenchimento de e-mail errado ou até mesmo uma mudança de endereço por parte do cliente. Justamente por isso é importante oferecer alternativas para os pagamentos.

Hoje existem inúmeras formas e softwares de automação de cobrança, realizando automaticamente o envio da fatura, seja por e-mail ou SMS.

Outro formato muito utilizado é um portal onde o próprio cliente possa acompanhar os seus vencimentos e emitir os boletos que deseja pagar.

Tenha uma data de vencimento estratégica

A nossa primeira dica neste texto foi “Identifique o seu público”, ou seja, conheça tudo sobre o seu cliente, até mesmo quando ele recebe.

Pessoas físicas geralmente recebem até o 5° dia útil do mês. Deixar o vencimento do boleto até o dia 10 otimiza as chances do seu cliente priorizar a sua conta para pagar.

Para pessoas jurídicas  a escolha da data também se aplica, pois provavelmente ela tem mais dinheiro entrando no caixa, assim como na sua empresa.

Prefira pagamentos à vista

Procure convencer o cliente de que a operação será boa e vantajosa para ele, ofereça descontos, sempre olhando a sua margem, mas procure também alinhar alguns argumentos, como a prevenção de endividamento do próprio cliente.

Procure receber no cartão de crédito ou débito também como pagamento à vista!

Em modelos SaaS ou compras com um ticket médio mais alto, essa alternativa se torna um pouco mais complicada, neste caso a nossa próxima dica pode ser a melhor solução

Automatize as suas cobranças

Diminuir a taxa de inadimplência é uma tarefa complicada, prejudicando inúmeras empresas por todo Brasil. Neste texto procuramos passar algumas dicas para você conseguir reduzir e muito a sua inadimplência.

Sente que ainda precisa de ajuda nesse sentido? Entre em contato conosco! A Finnet possui a solução ideal para a automação de cobranças, integrando ao seu ERP e reduzindo drasticamente sua taxa de inadimplência.