2020 está sendo o ano em que o mercado se viu com uma necessidade de vendas online. A pandemia COVID-19 obrigou o mercado a se reinventar, sem a possibilidade de aglomerações as empresas viram nas vendas online uma oportunidade de manter o faturamento.

O mercado de vendas online já crescia em ritmo acelerado, não só em solo nacional como mundial, por ser uma forma rápida e cômoda de comprar, cada vez mais os consumidores preferem essa modalidade de compra.

Mas montar um processo de vendas online não é simples, a experiência do comprador vai desde o acesso até o momento da entrega, seja do produto ou até mesmo serviço.

Criamos um guia completo para você aumentar as suas vendas online ou desenvolver um projeto de e-commerce online.

Para realizar vendas online é preciso ter ciência de todo o funcionamento do sistema.

Você precisará considerar a logística, gerenciamento de estoque, ter um site seguro, recebimento financeiro e entre outras coisas que iremos abordar neste texto.

Planejamento financeiro

Antes de tudo é fundamental que você realize um planejamento financeiro. A área financeira é primordial para que o comércio eletrônico evolua e possa atingir os resultados esperados por você.

Para isso você precisa ter um controle eficiente de entradas e saídas dos seus produtos, garantindo assim o acompanhamento da situação da empresa e do seu estoque.

Existem softwares que ajudam desde micro até empresas gigantes a realizar este controle, os chamados ERPs, que no pé da letra significa “Planejamento dos recursos da empresa”.  Com um ERP a sua empresa irá agilizar e automatizar o seu processo de venda. 

Porém, muitas vezes o custo de desenvolvimento ou contratação de um ERP é muito alto e para isso existem alguns sistemas de automação que podem substituir tranquilamente o uso do ERP.

Gateway de pagamento

Gateway de pagamento é uma interface para processar vendas, principalmente online, os gateways fazem a conexão entre a sua loja de e-commerce e os agentes financeiros, sendo operadoras de cartão de crédito ou bancos.

Exemplo, em lojas físicas se utiliza as máquinas de cartão de crédito, o gateway de pagamento equivale as maquininhas em lojas online. Como toda loja virtual, precisa de uma plataforma própria para as transações. Os gateways realizam a comunicação entre lojas e instituições financeiras.

Apesar de ser acessado pela sua loja virtual, o gateway não terá acesso aos dados dos seus clientes, garantindo a segurança deles.

O processo do gateway é muito simples: o consumidor acessa seu e-commerce e quando finaliza a compra o gateway realiza a cobrança.

Recebendo a confirmação, o sistema entra em contato com as adquirentes que avaliam a transação. A adquirente se comunica com o emissor para validar os dados da compra, consultando se há saldo suficiente para concluir o pagamento. Assim o ERP ou sistema de automação irá receber a aprovação ou não da compra. Todo esse processo dura segundos, trazendo uma experiência positiva ao seu cliente.

Os gateways simplificam o seu processo de venda, facilitando também a gestão de risco e financeira, por isso é importante escolher um bom sistema para o seu negócio.

Dicas para escolher um gateway de pagamentos

Na hora de escolher um gateway de pagamento é importante levar em consideração alguns pontos

Checkout: as lojas online disponibilizam um checkout padrão, quando o consumidor clica em “Finalizar a compra” sendo direcionado para a página do intermediador. Sendo o cenário ideal que o consumidor nem saia do site da loja, por isso é importante escolher gateways com o checkout transparente.

Segurança: O PCI DSS é um certificado de segurança que os gateways de pagamento se certificam e confirma a capacidade do sistema em lidar com os dados dos clientes

Controle: Uma plataforma que te auxilia trazendo informações em tempo real, possibilitando a medição no desempenho das vendas é um dos pontos a ser levado  em consideração

Escolher um gateway de pagamento correto é uma tarefa que pode ajudar a sua loja online crescer ainda mais, por isso leve em consideração estes fatores.