Os processos de contas a receber feitos de forma manual são um desafio para controle de milhares de clientes ao mesmo tempo, faturamento, boletos pagos ou em atraso. Esses fatores simplesmente tem sido um desafio para empresas que ainda não sabem como controlar esses processos de uma forma simplificada.

A área financeira enfrenta muitos problemas com processos manuais e isso acaba gerando desgaste de trabalho. A automação dos processos faz com que muitos problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficiente.

Contas a pagar e a receber, o que significa?

As contas a pagar e contas a receber tem como objetivo mensurar as finanças de uma empresa. Entenda abaixo o que são cada uma delas:

Contas a pagar

As contas a pagar tem como obrigação financeira de uma empresa, organizar e planejar todos os comprovantes de entrada e saída de recursos da empresa. Como por exemplo, salário de colaboradores e compras feitas com fornecedores, inclusão de impostos e também fiscais. Ou seja, tudo o que a empresa gasta, seja manutenção, material entre outros gastos. 

Contas a receber

As contas a receber abrangem todo o dinheiro que entra na empresa, controle e emissão de notas fiscais, controle do que se tem a receber, inadimplência, negociações, entre outros.

Por que é importante automatizar os processos de contas a receber?

A automatização de forma geral permite reduzir o trabalho e tempo que é gasto na execução de processos de contas a receber, por isso, é possível automatizar todo o processo de forma rápida e ágil.  Basicamente, ajuda na gestão, economia do tempo, acompanhamento de clientes e atualização de contas da empresa.

As transações em tempo real e o tempo na execução dos processos e entrega de relatórios atualizados, pagamentos coletados com mais praticidade e eficiência.

Recebimento

Ao fazer automatização de cobrança, quando um problema for detectado, é possível fazer notificações ao cliente e pedir atualização dos dados. Caso a notificação não surta efeito, o próprio sistema suspende a transação.

Faturas emitidas

A automatização dos processos é importante para evitar erros e melhorar os processos, inclusive das faturas de maior dificuldade e menor complexidade no dia a dia. Caso as faturas sejam feitas de forma manual, podem acontecer erros. Por isso, a automatização é essencial nesses processos.

Recebimento automático de pagamentos

É possível com a solução de gestão de contas a receber, configurar pagamentos para recebê-los de forma totalmente online e também com o uso de ferramentas de automação integrados ao seu ERP, a operacionalização dessa demanda passa a ser automática.

Diminuição da inadimplência

Os pagadores recebem notificações por e-mail ou SMS que informa da disponibilidade do boleto para pagamento, o que reduz o número de inadimplência, a partir da recorrência de avisos ao pagador.

Geração de relatórios automáticos

Os relatórios são gerados em tempo real. Eles podem conter informações de transações da sua empresa e dos pagamentos feitos por clientes.

Multibanco

A partir do uso de soluções multibancos é possível gerenciar cobranças emitidas por diferentes bancos, auxiliando no gerenciamento das contas a receber e melhorando o fluxo e processos, simplificando dia a dia. Além disso, com uma solução multibanco a empresa não fica presa a uma taxa de um único banco e tem possibilidades de escolher por onde deseja receber cada pagamento.

Como obter essa solução?

O Portal de Boletos é uma plataforma online, que está integrada ao seu ERP, disponibilizando todas as suas cobranças para os seus clientes, reduzindo e muito a sua inadimplência. Ficou com dúvida a respeito desse tema? Entre em contato conosco!