Chegar ao patamar de C-Level requer esforço, capacidade e muito trabalho. Imagino que se você está lendo este texto, ou já chegou a este nível ou quer chegar.

Uma das grande dificuldades é a transição entre a rotina de trabalho já dominada para exercer funções mais amplas como gerenciamento de funcionários e análises de KPIs- chave para o sucesso da empresa.

A melhor forma para diminuir essa dificuldade é se preparando. Cursos de curta duração oferecem capacitação rápida, intensiva, além de muito networking, conhecendo o mundo de outras empresas, aumentando o seu campo de visão profissional.

Pensando nisso, separamos cinco cursos que todo gestor financeiro deveria conhecer.

MBA para CFO

Os cursos de MBA são voltados para quem busca um aprimoramento nos conhecimentos de administração e busca uma visão mais aprofundada sobre o mundo corporativo.

Uma escola que se destaca é Saint Paul, com parcerias internacionais, o MBA em Finanças foi desenvolvido em conjunto com a NYIF (New York Institute of Finance), uma das escolas mais renomadas no mundo neste quesito.

Saint Paul

O foco do MBA é apresentar soluções modernas, facilitando a transição para posições estratégicas.

O curso foi desenvolvido para que os profissionais de finanças possam se desenvolverem como executivos e gestores. Aprendendo disciplinas técnicas e estratégicas o curso visa desenvolver o profissional a um nível C-Level.

Além disso, o MBA apresenta um módulo de transformação digital onde você irá se familiarizar com as novas tecnologias e automação na área financeira.

Por ser um MBA, a carga horária do curso é um pouco alta, 678 horas.

Educação executiva para CFO

Os cursos de educação executiva possuem uma carga horária menor, mas nem por isso são menos importantes. O intuito do curso é desenvolver perfis de liderança garantindo assim uma boa gestão empresarial.

Nesse método, FVG e Insper são escolas que se destacam. Os programas ajudam na preparação de desempenho dos executivos, capacitando os profissionais para a realização de práticas essenciais em suas carreiras.

Abaixo dissecamos os cursos para você conhecer mais.

FGV – Fundação Getulio Vargas

Focando na parte tecnológica o curso de educação executiva da FGV ensina como a tecnologia pode ser aliada para a tomada de decisões estratégicas, como a compreensão de dados para a tomada de decisões.

O networking é de grande ajuda neste curso, além da troca de experiências, ele auxilia na discussão de novas soluções para o departamento financeiro.

Espera-se que ao final do curso o CFO tenha adquirido conhecimentos tecnológicos, habilidades de liderança, conhecimento sobre avaliar impactos nas receitas e nos modelos de negócio de novas tecnologias, medição de performance empresarial e desenvolvimento de visão a longo prazo.

Insper

Outra escola que se destaca no modelo de educação executiva é o Insper, indo para um modelo mais estratégico.

O curso compreende todo método da sua organização, da proposta de valor do modelo negócio ao modelo de gestão, exemplificando o papel do CFO dentro de uma organização.

Sendo desenhado para gerar aprendizado e reflexão individual nos alunos, de forma em que possa compreender e aplicar os modelos propostos dentro da sua organização.

Após o curso, o CFO estará apto para:

  • Analisar as incertezas na criação da estratégia do negócio
  • Compreender o impacto da tecnologia na gestão financeira
  • Entender as abordagens de gerenciamento dos riscos corporativos
  • Assumir um papel ativo dentro do board, exercendo influência nas decisões

O curso conta com um processo seletivo de entrada.Todas as informações estão no link abaixo.

Cursos Livres para gestão financeira

Geralmente mais curtos, os cursos livres são uma boa estratégia para CFOs se aprofundarem em temas mais específicos.

Separamos um curso e um site onde você pode aprender sobre diversos temas da área financeira.

Se inscreva na nossa newsletter

Deloitte

A mundialmente conhecida em consultoria e auditoria, a Deloitte, montou um curso imersivo de 3 dias focando no desenvolvimento pessoal e profissional dos CFOs, preparando os profissionais para os desafios do dia a dia.

O curso é divido em três pilares:

Liderança

Influência

Competência

Por ter uma carga horária menor o curso é uma boa para os gestores.

Coursera

O Coursera é um site que reúne diversas universidades renomadas do mundo inteiro como Harvard, Yale, University of Illinois, USP, entre outras.

Os cursos são geralmente gratuitos e com uma pequena carga horária, englobam toda a parte de negócios e gestão financeira.

Materiais Finnet

A Finnet disponibiliza gratuitamente e-books e podcasts que auxiliam gestores nas tomadas de decisões e conhecimento estratégico.

Fique a vontade para conhecer mais dos nossos materiais acessando o link.

Devido a pandemia, COVID-19, os horários e datas dos cursos devem ser consultados com a escola em questão.