Ainda recorrente no cotidiano das empresas, o papel vem sendo substituído aos poucos pelo avanço tecnológico. A digitalização de documentos vem se popularizando e conquistando cada vez mais usuários substituindo os documentos físicos pelo digital.

A transformação digital das empresas vem crescendo e a lei 12.682/2012 apoia a evolução desta renovação.

Neste artigo vamos explicar o que diz na lei  12.682/2012 e como a sua empresa pode se preparar para a transformação digital.

O que é a Lei 12.682/2012?

A lei 12.682/2012 desobriga a digitalizando e traz a obrigatoriedade na preservação do papel.

Com os documentos eletrônicos, se imaginou que documentos físicos entrariam em desuso, principalmente pelo alto custo operacional, como papel, tinta e custos de impressão, ao passar pela digitalização as empresas economizam e otimizam seus recursos.

Porém desde a criação da lei ocorreu algumas mudanças, não é necessário ter um arquivo físico original, ou seja, o projeto de lei autoriza a destruição do documento impresso após a digitalização. Porém é necessário respeitar as condições do processo, garantindo a autenticidade do documento.

Anteriormente era proibido o descarte dos documentos físicos,  ocupando espaços físicos, aumentando custos e afins. Não trazendo vantagens tangíveis no processo de digitalização.

Ao optar pela digitalização os documentos físicos devem ser destruídos.

Quais benefícios a digitalização leva a sua empresa?

Existem grandes benefícios da digitalização, vamos citar alguns:

  • Economia em impressão
  • Estrutura de espaço
  • Agilidade na criação de arquivos
  • Sustentabilidade
  • Transferência rápida de dados

Essa transformação digital está reformulando os departamentos das empresas, principalmente o departamento financeiro.

Benefícios ao departamento financeiro com a lei 12.682/2012

Anteriormente o departamento financeiro das empresas era um dos que mais acumulava papéis, no final do mês se empilhava boletos, ocupando uma boa parte do espaço físico da empresa.


Soluções como boleto online estão ligadas com a lei 12.682/2012, otimizando o tempo de cobrança, reduzindo os custos e automatizando processos o ganho operacional é rapidamente visto.

Além disso, o controle gerencial se torna muito mais simples, sendo possível analisar métricas chave para o negócio com muito mais agilidade.

Como obter essa solução?

Quer entender mais como investir em automação financeira? Entre em contato conosco e podemos te ajudar a investir nessa solução que traz grandes benefícios ao seu negócio!