gestão de recebíveis envolve crédito e cobrança e é um dos principais aspectos das finanças em um negócio.  Caso não seja realizada com eficiência, a empresa pode sofrer grandes prejuízos.

Não é diferente no e-commerce, onde os gestores muitas vezes têm dificuldades em assegurar que os clientes realizem o pagamento nos prazos estabelecidos.

Mas como melhorar a gestão de recebíveis no e-commerce?

Continue lendo e descubra algumas dicas práticas para aplicar em seu negócio, a fim de evitar perdas e aumentar a lucratividade.

As três principais formas de receber no e-commerce

Em um e-commerce (loja virtual), existem essencialmente três formas de receber pagamentos pelos produtos ou serviços oferecidos:

  • Boleto bancário;
  • Débito online;
  • Cartão de crédito.

De acordo com pesquisas, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado no e-commerce, devido à possibilidade de parcelamento dos valores das compras.

Registre e acompanhe seus recebíveis

Procure controlar todas as suas prestações de contas, assim como o nome de cada cliente, seus contatos, as datas de vencimento e o valor das faturas. Uma vez que tudo seja levantado, verifique a previsão de seus ganhos, definindo o quanto estará apto a investir.

Não deixe de acompanhar mensalmente os registros, identificando os clientes que apresentam maior índice de inadimplência e os que são “bons pagadores”, cumprindo com os pagamentos nos prazos estabelecidos.

A partir da análise de tais dados, planeje estratégias e ações para seu negócio, delimitando os pagamentos a serem realizados pela empresa.

Combata a inadimplência: cobre

É fato que realizar uma cobrança não é uma experiência exatamente agradável, quando não estressante. No entanto, para combater a inadimplência, é necessário cobrar. A cobrança, além de tudo, é um direito de quem tem a receber.

Mas cuidado na hora de cobrar: evite a grosseria. Não “coloque os clientes para correr”, ofendendo-os ou sendo demasiadamente insistente. Quanto às ameaças, são absolutamente prejudiciais. Seja cordial, ouvindo o cliente e procurando fechar um acordo que seja bom para ambas as partes envolvidas.

Uma dica é enviar uma mensagem ao cliente alguns dias antes de vencer sua parcela ou seu boleto, e também na véspera desse dia. Contatos por telefone podem ser um tanto invasivos nesse contexto, e é preferível mensagens de SMS ou e-mail.

Estimule o pagamento em dia

Que tal incentivar seus clientes a pagarem em dia, ou até mesmo de forma antecipada? Ofereça, aos “bons pagadores”, alguns benefícios como descontos nas parcelas ou em compras próximas, brindes etc.

Além de combater a inadimplência e receber antes da data prevista, o que pode ser ótimo para o desempenho financeiro da empresa, entregar benefícios fideliza os clientes.

Coloque os preços certos

Sua empresa está precificando os produtos e serviços com eficiência?

É necessário precificar corretamente para auxiliar na gestão de recebíveis, garantindo a cobertura dos custos sem comprometer uma boa lucratividade. Valorize o que você vende, mas não superfature: aí entra a pesquisa de mercado e o conhecimento do seu público-alvo.

Antecipe os recebíveis

Por fim, uma dica em relação à gestão de recebíveis é antecipá-los: assim conseguirá dinheiro com rapidez, sem ter que recorrer a altas taxas de juros. Determine o valor financeiro que poderá antecipar, e quais serão certamente quitados, ou têm boa probabilidade de serem.

Enfim, a gestão de recebíveis no e-commerce envolve crédito e cobrança e consiste em uma das bases de qualquer negócio bem-sucedido. Verifique as dicas acima e as pratique constantemente, melhorando suas receitas, assim você não acumulará prejuízos financeiros.