fbpx

Finnet

Gestão de recebíveis no E-Commerce: práticas para aplicar agora

Gestão de recebíveis no E-Commerce: práticas para aplicar agora.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

gestão de recebíveis envolve crédito e cobrança e é um dos principais aspectos das finanças em um negócio.  Caso não seja realizada com eficiência, a empresa pode sofrer grandes prejuízos.

Não é diferente no e-commerce, onde os gestores muitas vezes têm dificuldades em assegurar que os clientes realizem o pagamento nos prazos estabelecidos.

Mas como melhorar a gestão de recebíveis no e-commerce?

Continue lendo e descubra algumas dicas práticas para aplicar em seu negócio, a fim de evitar perdas e aumentar a lucratividade.

As três principais formas de receber no e-commerce

Em um e-commerce (loja virtual), existem essencialmente três formas de receber pagamentos pelos produtos ou serviços oferecidos:

  • Boleto bancário;
  • Débito online;
  • Cartão de crédito.

De acordo com pesquisas, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado no e-commerce, devido à possibilidade de parcelamento dos valores das compras.

Registre e acompanhe seus recebíveis

Procure controlar todas as suas prestações de contas, assim como o nome de cada cliente, seus contatos, as datas de vencimento e o valor das faturas. Uma vez que tudo seja levantado, verifique a previsão de seus ganhos, definindo o quanto estará apto a investir.

Não deixe de acompanhar mensalmente os registros, identificando os clientes que apresentam maior índice de inadimplência e os que são “bons pagadores”, cumprindo com os pagamentos nos prazos estabelecidos.

A partir da análise de tais dados, planeje estratégias e ações para seu negócio, delimitando os pagamentos a serem realizados pela empresa.

Combata a inadimplência: cobre

É fato que realizar uma cobrança não é uma experiência exatamente agradável, quando não estressante. No entanto, para combater a inadimplência, é necessário cobrar. A cobrança, além de tudo, é um direito de quem tem a receber.

Mas cuidado na hora de cobrar: evite a grosseria. Não “coloque os clientes para correr”, ofendendo-os ou sendo demasiadamente insistente. Quanto às ameaças, são absolutamente prejudiciais. Seja cordial, ouvindo o cliente e procurando fechar um acordo que seja bom para ambas as partes envolvidas.

Uma dica é enviar uma mensagem ao cliente alguns dias antes de vencer sua parcela ou seu boleto, e também na véspera desse dia. Contatos por telefone podem ser um tanto invasivos nesse contexto, e é preferível mensagens de SMS ou e-mail.

Estimule o pagamento em dia

Que tal incentivar seus clientes a pagarem em dia, ou até mesmo de forma antecipada? Ofereça, aos “bons pagadores”, alguns benefícios como descontos nas parcelas ou em compras próximas, brindes etc.

Além de combater a inadimplência e receber antes da data prevista, o que pode ser ótimo para o desempenho financeiro da empresa, entregar benefícios fideliza os clientes.

Coloque os preços certos

Sua empresa está precificando os produtos e serviços com eficiência?

É necessário precificar corretamente para auxiliar na gestão de recebíveis, garantindo a cobertura dos custos sem comprometer uma boa lucratividade. Valorize o que você vende, mas não superfature: aí entra a pesquisa de mercado e o conhecimento do seu público-alvo.

Antecipe os recebíveis

Por fim, uma dica em relação à gestão de recebíveis é antecipá-los: assim conseguirá dinheiro com rapidez, sem ter que recorrer a altas taxas de juros. Determine o valor financeiro que poderá antecipar, e quais serão certamente quitados, ou têm boa probabilidade de serem.

Enfim, a gestão de recebíveis no e-commerce envolve crédito e cobrança e consiste em uma das bases de qualquer negócio bem-sucedido. Verifique as dicas acima e as pratique constantemente, melhorando suas receitas, assim você não acumulará prejuízos financeiros.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!