fbpx

Finnet

capa_blog-EDI-in

O que é EDI e quais os seus benefícios?

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Vivemos na era da comunicação e conectividade, não somente em redes sociais, no mundo empresarial a rápida comunicação se vê cada vez mais necessária.

Com a evolução do internet banking disponibilizada por bancos e instituições financeiras, pessoas e empresas se viram mais confiantes para realizar transações dentro do ambiente bancário.

A evolução e praticidade criada pelo internet banking é inquestionável, mas a evolução não parou por aí e nasceu o EDI, automatizando e integrando os processos de todo ecossistema.

O Que é EDI?

EDI é a sigla Eletronic Data Interchange, em uma tradução literal significa Troca Eletrônica de Dados. É a transmissão automática de dados partindo de um sistema para outro. Oferecendo a empresas B2B uma comunicação eletrônica, realizando o tráfego de arquivos bancários entre empresas, clientes, bancos e fornecedores.

Ou seja, integra os sistemas das empresas criando um intercâmbio de dados, o EDI Financeiro permite que isso aconteça com segurança e integridade dos dados.

Atuando por trás do seu ERP (software de gestão integrada) o EDI Financeiro integra os processos administrativos e financeiro das empresas com seus bancos, compartilhando o fluxo de informações em tempo real, sem você nem perceba de fato.

O processo intangível auxilia na sua redução de custos operacionais, facilitando os departamentos de contas a pagar e receber de uma empresa, ao invés de imputar informações como arquivos de pagamento e saldo de contas manualmente, o trabalho se passa automaticamente.

O EDI é fundamental em todo o processo empresarial, podendo atuar em etapas anteriores na sua cadeia de valor, do pedido ao fornecedor, ao recebimento de um cliente, atuando no seu departamento de contas a pagar ao contas a receber.

Tradução de Layouts bancários

Os bancos utilizam como base um padrão chamado arquivos CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária). Enviar ou receber arquivos que não estejam de acordo com o Layout é um risco que a empresa pode correr, pois sem que o campos sejam devidamente preenchidos, as informações compartilhadas podem chegar ao destinatário incorretamente, assim, atrasando o processo como um todo.

Por isso a integração automática se vê como necessária, sem a necessidade de uma mediação manual.

Um fato que geralmente acontece em inúmeras empresas é de se trabalhar com mais de 1 banco e cada um destes bancos se utiliza de um layout bancário diferente nos documentos que você recebe e envia.

Aumentando os custos de tempo para traduzir cada um dos arquivos, para a tradução do arquivos no seu ERP (sistema de gestão integrado), além disso seus custos aumentam com a necessidade de traduzir artigos para os seus fornecedores e clientes.

A integração entre o seu ERP e o EDI ajuda todo o departamento financeiro otimizando custos e tempo do seu contas a pagar ao contas a receber.

Contas a pagar: O seu sistema é capaz de identificar a necessidade de pagamento da sua empresa, gerando e encaminhando a você um arquivo de cobrança, na leitura ideal para que o seu sistema ERP consiga identificar e conciliar com os dados presentes no seu sistema de gestão;

Contas a receber: o EDI consegue ler os dados registrados no seu ERP para completar o documento de cobrança e enviá-lo ao banco desejado. A instituição financeira irá encaminhar o arquivo ao seu consumidor com o layout utilizado por ela.

A tradução dos layouts bancários otimiza toda a sua estrutura empresarial garantindo um processo rápido e eficaz para a sua estrutura.

RPA Finnet Gestão Financeira

” data-image-caption=”

RPA Finnet Gestão Financeira

” data-medium-file=”https://i1.wp.com/finnet.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Banner_site_RPA.png?fit=300%2C86&ssl=1″ data-large-file=”https://i1.wp.com/finnet.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Banner_site_RPA.png?fit=1024%2C293&ssl=1″ />

Benefícios do EDI

Além do dito acima como a redução de custos e otimização, o EDI financeiro trás ainda mais vantagens às empresas.

Agilidade

Em processos de grande e larga escala a automação ajuda no ganho de tempo e viabiliza projetos de maneira ágil e eficaz.

Redução de erros

Automatizando processos, consequentemente, a possibilidade de erros cai drasticamente, já que o processo todo será realizado sem a intervenção de alguém.

Melhoria de serviços

Trazendo agilidade para a sua empresa todos ganham, pois o serviço se torna mais rápido e possibilita que demandas possam ser executadas trazendo uma melhoria geral ao serviço recebido e percebido.

O EDI Financeiro é uma ferramenta em que automatiza e integra os processos da sua empresa, potencializando ainda mais o seu ERP e trazendo inúmeros benefícios para a sua empresa.

Os serviços EDI potencializam ainda mais os seus resultados entre em contato para saber mais.

 

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!