Conforme pesquisa realizada pela empresa Google, em 2021, cerca de 44% dos internautas brasileiros irão efetuar compras online, movimentando cerca de 85 bilhões de reais, valor que irá dobrar em apenas cinco anos. E apesar do crescimento acelerado, cerca de 3,6 internautas por minuto acabam caindo em fraudes bancárias, e um dos principais motivos é a falta de proteção nas ferramentas de transação online.

Com essa finalidade que a Certificação PCI Compliance ou PCI DSS foi criada, que significa em inglês, Payment Card Industry Data Security Standard ou pode ser interpretada como Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com cartão.

Essa certificação que hoje é considerada mundialmente como a principal arma contra fraudes e violações de dados, tem como estrutura um conjunto de medidas de segurança para a proteção de dados bancários, quando as organizações processam, armazenam ou transmitem dados de cartões pela web.

Quando a PCI DSS foi criada?

A Certificação PCI DSS foi criada no ano de 2004, através da iniciativa de cinco organizações do setor bancário: American Express, Visa, MasterCard, Discover e JCB. E junto da certificação, com o objetivo de regulamentar e estabelecer as normas da mesma, foi criado o Conselho dos Padrões de Segurança da Indústria de Pagamento com Cartão.

Mas afinal, por que a PCI DSS é tão segura?

A certificação possuí um nível altíssimo de segurança devido a seis grandes objetivos em suas diretrizes, que são:

  • Objetivo 1: Manter a proteção da rede de processamento através do uso de firewall, sem fazer o uso das senhas configuradas pelos vendedores.
  • Objetivo 2: Proteção dos dados dos titulares dos cartões através de criptografia.
  • Objetivo 3: Estabelecer um sistema protegido de hackers com o uso de antivírus, antispyware e antimalware.
  • Objetivo 4: Implementação de políticas de privacidade e restrição de acesso aos dados do cartão.
  • Objetivo 5: Monitoramento e rastreamento dos dados dos cartões, assim como sempre testar a segurança dos sistemas.
  • Objetivo 6: Criar e implementar uma política de segurança na organização, que seja mantida pelos colaboradores.

Por que você deve buscar um software com certificação PCI DSS?

Se a sua empresa realiza qualquer forma de pagamentos online, ela precisa contratar um software com certificação PCI DSS, para garantir segurança e eficiência nas suas transações, e nos dados de seus clientes.