fbpx

Finnet

PIX nas empresas: o que é, para que serve e suas principais vantagens!

PIX nas empresas: o que é, para que serve e suas principais vantagens!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

PIX nas empresas: entenda como esse novo meio de pagamento digital instalou-se no Brasil se tornando um dos mais utilizados, além de como ele pode se adequar na sua empresa!

O mundo já não é mais o mesmo, e antes mesmo dele começar a se tornar obrigatoriamente mais digital, o Banco Central planejava a criação de um sistema de pagamentos instantâneo, na qual você poderia realizar as suas transações a qualquer hora e dia da semana. Pois bem, com objetivo de trazer tecnologia financeira para a população brasileira, assim como a criação de novos modelos de negócio, o PIX foi criado. 

 

O que é o PIX?

PIX nada mais é que a marca criada pelo Banco Central para denominar a tecnologia de pagamentos instantâneos, e também para credenciar e regularizar a inserção desta tecnologia em nosso país.  Através dele será possível a transferência instantânea entre duas contas de bancos totalmente diferentes, sendo que a transferência poderá ser feita por QR Code, link de pagamento e chave de endereçamento.

 

Qual é o objetivo do PIX?

Credenciar a tecnologia de pagamentos instantâneos no Brasil, trazendo agilidade para os consumidores realizarem pagamentos ou transferências. Desta forma esta tecnologia trará um baixo custo para sua utilização, garantindo a inclusão financeira da população. Já para as empresas, o PIX deverá garantir a criação de novos modelos de negócio, aumentando a competitividade de mercado.

 

Quais as principais características do PIX?

Nós separamos as suas características em 6 tópicos simples: disponibilidade, conveniência, multiplicidade, velocidade, abertura e fluxo de dados.

 

Disponibilidade

Ao contrário da tecnologia de TED e DOC utilizadas para transferência atualmente, o PIX possibilitará a transação 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Conveniência

Se integrando nas cestas de serviços dos bancos nacionais o PIX trará uma conveniência para a população, como exemplo a divisão de contas entre amigos de forma instantânea. 

 

Multiplicidade

Por se tratar de um sistema simples, ele poderá se adaptar rapidamente a qualquer tipo de pagamento do mercado

 

Velocidade

Como já dito anteriormente, os pagamentos ocorrem de forma instantânea, acelerando por exemplo, ainda mais a venda de produtos online.

 

Abertura

Por ser um sistema interoperável, ele trará a vantagem de conseguir fazer os sistemas bancários se comunicarem.

 

Fluxo de dados

Como o fluxo dos dados na transação entre o pagador e o recebedor ocorre ao mesmo tempo, a conciliação da transação acontece junto.

 

Quais são as principais vantagens no PIX para as empresas?

5 vantagens em receber pagamentos através do PIX

 

Transações em qualquer horário e dia da semana

Através da tecnologia do PIX as transações ocorrerão de forma instantânea, acontecendo em poucos segundos, independente do horário ou dia da semana.

 

Recebimentos sem intermediadores

Como citamos na nossa matéria completa sobre PIX, as transações acontecem diretamente de uma chave para a outra, eliminando assim o uso de intermediadores.

 

Tarifas mais baratas para recebimentos

Diferente de outros métodos de pagamento como boleto ou cartão, o PIX possui tarifas mais baratas, trazendo um excelente custo benefício para as equipes de contas a receber.

 

Versatilidade no recebimento das suas cobranças

Utilizando o PIX você consegue receber pagamentos diretamente do QR Code, um exemplo seria em vez de utilizar um boleto em suas cobranças, apenas um QR Code para receber os seus pagamentos em tempo real, reduzindo seu tempo de espera para receber e a possível inadimplência de seus clientes. Também é possível receber a chave PIX como e-mail, número de telefone e CPF.

 

Facilidade no fluxo de caixa

Como na tecnologia do PIX os pagamentos são recebidos em tempo real, fica muito mais fácil para o departamento financeiro planejar o fluxo de caixa.

 

3 vantagens em fazer pagamentos através do PIX

 

Pagamentos de tributos em tempo real

Com a tecnologia PIX você poderá efetuar o pagamento dos seus funcionários, fornecedores e também dos seus tributos em tempo real, facilitando muito para o departamento de tributos e contábil.

 

Pagamentos através de uma única chave PIX

Todos os usuários do PIX são obrigados a utilizarem um chave PIX, substituindo assim as informações como CNPJ, banco, agência e outros, trazendo uma agilidade para o time de contas a pagar. Para pessoas jurídicas será possível cadastrar até 20 chaves por banco utilizado.

 

Agilidade no pagamento

A principal vantagem do PIX é a agilidade para realizar pagamentos, afinal você só precisa ter um celular em sua mão para realizar o pagamento.

 

Mas você conhece o PIX Multibancos?

Que ótimo que você entendeu as principais vantagens do PIX, é realmente uma tecnologia que veio para facilitar as transações bancárias, mas a sua empresa ainda terá diversas contas bancárias por diversos motivos que constituem a formação da sua empresa (Ex: diversas filiais). É nesse momento que o PIX Finnet Multibancos poderá facilitar ainda mais as suas transações, clique aqui para saber todos os benefícios do nosso PIX Finnet.

 

Uma única integração

O PIX possui algumas limitações e uma delas será a criação da integração do seu ERP com cada banco que você utilizará para realizar as suas transações. No caso do PIX Multibanco Finnet a integração será única, somente com a Finnet, facilitando muito para a sua equipe financeira e tecnológica. Veja abaixo todas as vantagens do uso do PIX Multibanco, e transforme o departamento de contas a pagar e a receber da sua empresa:

 

Principais vantagens do PIX Multibanco

 

Customização e Mapeamento de novos layouts

Com o PIX Multibanco da Finnet você poderá ter a customização completa e o mapeamento dos seus arquivos CNAB para os novos layouts que acontecerão no PIX.

 

API Multibanco para organizar as suas chaves 

Através do uso de uma API Multibanco, você consegue organizar as suas chaves de vários bancos, além de excluir a necessidade de integrações e atualizações do seu ERP com a API de diversos bancos, ocasionando em diversos custos com integração tecnológica. 

 

A sua empresa não precisará de estruturação tecnológica

Se a sua empresa realiza hoje transações através do EDI (Van Bancária), com o PIX Multibanco da Finnet nós faremos toda a integração dos arquivos CNAB para transações em PIX, sem precisar que você desenvolva o seu departamento para o PIX.

 

Integração com ERP para pagamentos online

Assim como o EDI Financeiro da Finnet e todas as suas soluções, o PIX Multibanco irá se integrar com o seu ERP, agilizando o seu fluxo de caixa em tempo real.

 

Geração de QR Code para impressão em NFs

Uma possibilidade que será viável agora com o PIX é o uso do QR Code da sua chave impressa diretamente em sua cobrança, oferecendo mais uma forma de pagamento para o seu comprador. Imagine imprimir o seu QR Code em seus boletos ou nota fiscal, isso pode ajudar em muito a reduzir a sua inadimplência, além de oferecer mais uma opção de pagamento.

 

Integração com e-commerce para pagamento online

Não só o ERP mas também as plataformas de e-commerce podem ter integração com a API do PIX Multibanco da Finnet, que irá criar uma integração completa entre a sua loja, seu banco e seu caixa.

 

Possibilidade de conciliação das informações

Utilizando o PIX Multibancos da Finnet, nós faremos o tratamento das informações de pagamento e cobrança, conciliando as suas informações através de relatórios, afinal muitos dos ERPs do mercado não estão preparados para receber essa informação.

Gostou das principais vantagens do PIX Multibanco da Finnet? Converse com um de nossos consultores e entenda todos os detalhes do nosso novo serviço e aproveite todos os benefícios que o PIX poderá oferecer para as finanças da sua empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!