fbpx

Finnet

Por que utilizar softwares de gerenciamento além do seu ERP?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Toda empresa de alta performance utiliza um ERP para auxiliar nas atividades do cotidiano corporativo, sem dúvidas essa é uma das ferramentas mais poderosas para auxiliar no crescimento das organizações.

 

Porém, muitas vezes, essas ferramentas de gerenciamento são um tanto quanto generalistas, principalmente quando falamos sobre as atividades do departamento financeiro. Por este motivo, a inclusão de softwares especializados se torna tão importante!

 

Neste sentido, vamos fazer uma comparação sobre os benefícios que o ERP agrega na sua empresa e quais são os diferentes benefícios que os softwares de gestão financeira conseguem levar ao seu dia a dia.

 

Otimização de custos

 

O software ERP por si só, já é extremamente lucrativo para as organizações, tanto financeiramente quanto no quesito tempo gasto com atividades operacionais. Além dele ser um grande integrador de informações de todos os departamentos, é muito difícil que erros aconteçam quando a empresa centraliza suas operações no ERP.

 

Porém, por ele atender praticamente todos os departamentos de uma empresa, suas funções ou funcionalidades não são segmentadas para o departamento financeiro, onde um erro cometido pode gerar grandes consequências, por este motivo, o ERP não consegue atender totalmente todas as demandas que essas equipes possuem.

 

Desta forma, é necessário que este departamento possua outros softwares que complementam o ERP da empresa, onde eles consigam trabalhar conectados para desta forma, otimizar realmente o trabalho dessas equipes.

 

Diminuição de processos operacionais

 

Um software de gestão, como o ERP, tem a premissa de realizar o gerenciamento de tarefas e a rotina da empresa, com a automação de tarefas operacionais e a integração dos setores, isso fica mais fácil, melhorando a dinâmica de entregas e a comunicação entre as equipes. Mas nem todas as tarefas conseguem ser automatizadas, isso porque o ERP sozinho não consegue integrar-se sem todos os outros produtos ou softwares, ele necessita de intermediários para isso.

 

É neste momento que sua empresa precisaria de uma Van bancária, por exemplo, para conseguir automatizar a comunicação da sua empresa com os bancos parceiros.

 

Obviamente o ERP é um pilar principal para a redução de erros e processos, mas ele não é capaz de fazer todo o processo sozinho.

 

Gestão de projetos e planejamento estratégico

 

A maior parte dos ERPs são faturados sobre a quantidade de licenças que as empresas utilizarão. Desta forma, muitas empresas acabam restringindo a quantidade de acessos permitidos pela empresa. Vendo por uma perspectiva otimista, isso faz com que não tenham muitas pessoas inserindo informações irrelevantes ou excluindo informações importantes.

 

Mas, isso também faz com que algumas pessoas da empresa não consigam utilizar essa ferramenta tão poderosa, ou então, muitas pessoas utilizam um mesmo local de acesso, o que não é o ideal.

 

Com softwares que permitem a análise de informações estratégicas que também estão compiladas no ERP da empresa, principalmente os softwares que trabalham com escalabilidade, esse ponto deixa de ser um problema, já que você terá uma equipe muito mais informada, trabalhando estrategicamente, com acesso às informações que elas necessitam, nem a mais nem a menos, garantindo que toda a sua equipe esteja na mesma página sobre a saúde da sua empresa.

 

Economia financeira

 

Falar sobre a diminuição de processos operacionais é bom, mas falar sobre investir menos e ter o mesmo retorno (ou até melhor) é ótimo!

 

Pelo ERP ser um gestor mais generalista, passando por muitos departamentos, fazer customizações específicas pode sair mais caro do que você imagina!

 

Além disso, aguardar o desenvolvimento pela empresa também não é uma das coisas mais rápidas. Desta forma, grandes empresas sempre preferem ter softwares à parte do ERP para demandas mais específicas.

 

Assim, sua empresa em pouco tempo consegue utilizar uma ferramenta já pronta, disponível e aprovada pelo mercado, do que pagar muito mais caro e esperar muito mais tempo pelo desenvolvimento direto das empresas de ERP.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!