O departamento financeiro de uma companhia, principalmente no caso das de médio e grande porte, pode chegar a emitir centenas de boletos diariamente. E, assim como assegurar que os pagamentos sejam feitos é fundamental para um empreendimento, agilizar o controle de documentos também é imprescindível.

Por exemplo, a taxa de inadimplência subiu 2,8% em setembro, comparada com o mesmo período do ano passado.

São mais de 61 milhões de brasileiros com atraso no pagamento de alguma conta. Entender estes números significa entender seu impacto no controle financeiro empresarial.

Por quê?

Porque podemos considerar que uma parte do trabalho de emissão perde-se pela falta de pagamento. Ou seja, as companhias precisam reemitir todos os boletos não honrados.

Para simplificar esse processo, nada melhor do que implementar soluções automatizadas, um software financeiro facilita o controle de documentos das transações financeiras, e muito.

Gestão Financeira: por que automatizar a reemissão de boletos?

Eliminação de processos operacionais

Já que os boletos costumam representar uma grande parte da arrecadação de uma companhia e dependem mais da iniciativa do cliente do que do próprio fornecedor, acaba não favorecendo a gestão do fluxo de caixa, por exemplo, ou mesmo do controle de inadimplência.

Neste sentido, todas as tarefas que precisam ser refeitas supõe mais tempo dedicado à mesma atividade, ou seja, maior gasto de tempo.

Por exemplo, sua empresa já mediu a quantidade de tempo gasto com a gestão do envio de boletos? Ainda que a resposta seja não, poderíamos supor que a resposta é muito mais do que deveria.

Na reemissão automática, seus recursos humanos poderão dedicar-se a outras tarefas mais orientadas a aumentar os lucros da companhia. Até porque estamos no meio da revolução digital.

Diminuição de Custos

Ao considerarmos o fato de que toda a infraestrutura relacionada à gestão de boletos é uma despesa administrativa, igualmente podemos entender que diminuir os recursos destinados à esta atividade é importante para o empreendimento.

A emissão dos boletos, quando realizada da forma convencional, demanda pessoas especificamente alocadas nesta função.

Da impressão ao envio dos boletos, e considerando o retrabalho da reemissão, quanto gasta sua empresa com esse tipo de controle de documentos?

Além dos gastos com pessoal, também deveríamos investir esforços em políticas mais amigáveis com o meio ambiente, que utilize menos papel, equipamentos de impressão e inclusive toda a cadeia logística dos correios.

Pense novamente sobre seu processo atual e se não é hora de conhecer uma solução pensada para facilitar o processo de cobrança.

Agilidade

Analisar, separar boletos atrasados e inadimplentes, fazer a remissão. contactar os clientes, enviar a segunda via, esperar o pagamento do boleto e registrar a operação. Todo esse processo é custoso e demorado, ainda mais quando o volume de boletos para se administrar é alto.

Automatizando este processo a empresa acaba ganhando otimizando o seu tempo, reduzindo custo e permitindo que a equipe financeira ganhe tempo e trabalhe em tarefas mais cognitivas. 

Diminuição de inadimplência

Entrar em contato com o departamento financeiro, fornecer os dados novamente e esperar pela chegada da segunda via do boleto são situações que demandam tempo e desgastam o seu relacionamento com o seu cliente.

Quando se facilitar o pagamento de dívidas dos seus clientes, também, beneficia a sua empresa. Simplicidade é o principal ponto para que a sua inadimplência diminuía.

Disponibilizando uma solução que facilite a gestão de boletos, a sua empresa consegue melhorar e otimizar o serviço oferecido e recebido, impactando na redução de inadimplência, facilitando o gerenciamento de pagamentos do seu cliente. 

Como vimos no artigo de hoje, a automatização da reemissão de boletos é um salto quantitativo e qualitativo para as companhias que apostam nas soluções necessárias para melhor exercer suas funções e ganhar em competitividade. Quer conhecer mais formas de melhorar sua performance administrativa? Entre no site e saiba como podemos te ajudar!