fbpx

Finnet

Robotic Process Automation: Como o RPA auxilia o setor financeiro?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Você já conhece o Robotic Process Automation? Ele é conhecido pela sigla RPA, abreviação do nome completo. Se você ainda não conhece, chegou a hora de conhecer e entender como ele fará uma transformação digital na sua empresa!

O primeiro passo em busca de uma evolução digital é a automação de processos manuais e operacionais, que frequentemente acabam tendo erros por uma intervenção humana e atrasam a operação geral da sua organização. O RPA chega como uma revolução para automatizar processos, garantindo o que toda empresa busca: agilidade e qualidade.

Vamos entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

 

O que é RPA?

RPA é um serviço tecnológico que tem como principal objetivo automatizar atividades repetitivas e operacionais, estruturado através de ferramentas que te auxiliam nos processos de negócios.

Empresas que já utilizam essa tecnologia conseguem ter um controle e processamento muito maior sobre dados, transações e comunicações entre diferentes softwares.

Além disso, é importante pontuarmos que lá em 2017, a empresa Deloitte realizou uma pesquisa onde afirmou que naquela data 53% das organizações já apostavam na tecnologia RPA para a diminuição de tarefas repetitivas.

Outra pesquisa interessante foi publicada pela Gartner informando que até 2024 as organizações que utilizarem RPA em seus processos, economizarão 30% dos atuais custos operacionais.

Ou seja, é nítido o crescente avanço do RPA nas empresas, os benefícios propostos por ele, sua aceitação e usabilidade real!

Tendo esses dados em mente, vamos em frente conhecer mais sobre o RPA.

 

Como o Robotic Process Automation atuará na minha empresa?

Tenho certeza que na sua empresa você tem uma equipe operacional para realizar atividades como: conferencia de dados, elaboração ou extração de comprovantes, administração de folhas de pagamento… e por aí vai.

Independente do setor que você trabalhe, com certeza você tem uma equipe operacional ou você precisa que seus analistas juniores ou plenos parem suas atividades estratégicas para cuidar dessas atividades operacionais.

É neste momento que o RPA auxiliará sua organização, ele conseguirá ser o seu braço direito executando tarefas e principalmente, reduzindo custos para seu departamento e empresa.

Sem falar que você conseguirá aproveitar ainda mais seus colaboradores, para que eles tenham tempo de executar tarefas táticas e estratégicas, elevando até o nível dos resultados que serão apresentados e da satisfação deles com sua empresa.

Outro ponto que devemos deixar claro é que o RPA Robotic Process Automation não é uma inteligência artificial.

O RPA faz o processo de automatização de tarefas operacionais, onde não tem a necessidade de interpretação de contextos.

Diferente do AI que através do machine learning consegue aprender cada vez mais de forma autônoma. O RPA, caso tenha alguma mudança no processo da sua empresa, precisa ser atualizado para continuar realizando as tarefas operacionais.

É necessário também estarmos cientes que o RPA pode ser empregado em todos os setores da empresa, justamente pela sua integração com o seu ERP, com seu sistema de gestão ou outros sistemas que você utilize.

 

Quais funcionalidades o RPA é capaz de executar?

  • Envio de notificações
  • Processamento de tarefas operacionais e repetitivas
  • Cobrança de clientes
  • Alimentação de sistemas
  • Elaboração de relatórios
  • Integração simples com outros sistemas
  • Cálculos financeiros
  • Envio de e-mails padronizados
  • Registrar e validar informações
  • Registro de documentos para transformá-los em dados

E muitas outras!

 

Como funciona o RPA?

Para que o Robotic Process Automation funcione com eficácia na sua empresa, ele precisa de um software que o comande através de códigos ou algoritmos para a execução das tarefas determinadas.

Após isso, ele conseguirá funcionar de forma automática, sem a intervenção humana, o que garante que ele não cometa erros e seja 100% preciso.

Desta forma, sua empresa conseguirá garantir que todos os processos aconteçam da forma correta, com eficácia e agilidade, levando mais lucratividade de tempo e dinheiro para todos os departamentos, garantindo também uma entrega de qualidade.

Hoje a Finnet utiliza o RPA junto com o EDI Financeiro, garantindo a transmissão de dados e alimentação dos sistemas de gestão financeira, para que a sua empresa tenha qualidade e rapidez em seus processos.

 

Quais são os benefícios do Robotic Process Automation?

Agora que você já conhece o RPA, vamos falar sobre todos os benefícios que ele agrega na sua empresa!

 

Aumento de produtividade

É indiscutível que uma ferramenta tecnológica consegue realizar mais tarefas do que nós humanos no mesmo tempo, certo?

É neste ponto que o RPA consegue levar um grande aumento de produtividade para sua empresa. Se um colaborador consegue, por exemplo, fazer a verificação de 10 dados bancários por hora, o RPA é capaz de fazer muito mais do que essas 10 verificações por hora.

Neste ponto, sua equipe conseguirá fazer mais entregas em menos tempo!

 

Entregas de qualidade

Aumentar sua equipe operacional é aumentar a quantidade de entregas. Mas também sabemos que aumentar a quantidade de entrega não necessariamente significa aumentar a qualidade da entrega.

Tendo em vista que o RPA é um sistema que não comete erros, elevar a quantidade de entregas utilizando-o em suas operações significa entregas de mais qualidade, pois humanos estão fadados a errar em algum momento, o que é completamente normal. Mas a tecnologia não.

 

Redução de custos

Se os erros atrasam e atrapalham os processos da sua empresa, a redução deles também significa uma redução de custos de forma geral.

Além de não ser mais necessário uma equipe grande apenas para processos operacionais, sua empresa ganha mais produtividade, mais planejamentos e ações estratégias, focando no que realmente importa: o avanço da sua empresa!

 

Fácil integração com outros sistemas

O RPA é uma solução front-end, ou seja, ele não precisa de códigos para a conexão com diferentes plataformas.

Tendo uma integração fácil com seus sistemas, sem preocupação e sem um trabalho árduo, ele é um grande diferencial para suas operações, sua equipe e departamento.

 

Como implementar o RPA na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o Robotic Process Automation, como ele funciona e quais os benefícios que ele pode agregar, entenda como é processo de implementação!

 

Entenda quais são as necessidades da sua empresa

Ao mapear as reais necessidades da sua organização, fica ainda mais claro onde o RPA pode te auxiliar! Na parte de financial services, ou serviços financeiros, ele se mostra ainda mais necessário, principalmente quando falamos sobre o tráfego de dados e auxílio nas transações bancárias.

Hoje a Finnet conta com diversos softwares financeiros que além de levar mais organização e agilidade, contam com uma redução de processos operacionais e maior controle sobre as finanças da sua empresa. Seja no contas a pagar, no contas a receber ou na tesouraria de uma forma geral, nossas ferramentas de gestão financeira junto com o RPA, fazem uma grande diferença na sua empresa.

 

Avalie os fornecedores

Fazer uma avaliação de fornecedores nem sempre é fácil, por este motivo, criamos um conteúdo para te auxiliar nesse processo!

Lembre-se de procurar avaliações sobre os possíveis fornecedores, quais tecnologias eles utilizam e principalmente, seu tempo de mercado.

 

Gostou do RPA? Fale agora com nossos consultores e agende uma reunião! Deixe sua empresa ainda mais otimizada com a nossa estrutura tecnológica.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!