
Desde o ano passado, muito tem se falado sobre o Open Banking e suas fases de implementação no Brasil.
A primeira fase teve sua data limite para adequação em 1° de Fevereiro, segundo o calendário do BACEN, a data limite para a segunda fase será até o dia 15 de julho, porém no começo do mês de junho, foi divulgado uma modificação na estrutura desta segunda fase.
Quer entender melhor sobre essas modificações e os impactos na sua empresa? Continue a leitura!
Open Banking é um conceito desenvolvido pelo Bacen que visa o compartilhamento de informações de pessoas físicas ou jurídicas entre os bancos, com o consentimento do correntista.
A proposta é que através dessa transmissão de dados os clientes possam ter acesso a melhores taxas e negociações de produtos bancários, além da facilidade de abrir contas em outros bancos.
No começo do ano, divulgamos um guia completo sobre o Open Banking e seu impacto para as empresas, você pode acessá-lo clicando aqui.
A primeira fase do Open Banking foi implementada no dia 01/02 com o objetivo do compartilhamento de informações das Instituições Bancárias com o público. Essas informações são relacionadas a contas, operações de crédito e serviços, tanto para pessoas físicas como jurídicas.
Esse compartilhamento foi um grande pilar para a criação de plataformas de serviço que facilitem o dia a dia das empresas, como um bom exemplo disso, temos o Bankmanager, um portal multi empresa e multi banco, que visa a facilitação dos acessos bancários para as empresas.
A segunda fase do Open Banking está prevista para ser lançada no dia 15 de julho, com esta podemos esperar a transação de dados por parte dos correntistas, como dados cadastrais, operações de crédito e transações em contas bancárias, tudo isso obviamente com o aval do correntista.
A segunda fase visa levar aos clientes produtos mais customizados, seguindo os interesses, objetivos e necessidades apresentadas por cada empresa. Como consequência, teremos um mercado muito mais competitivo, fazendo com que o cliente seja beneficiado com uma competição de melhores serviços com um preço mais baixo.
As modificações divulgadas pelo Bacen para a segunda fase do Open Banking são direcionadas à instituição do manual de experiência do cliente, ela irá complementar outras ações previstas anteriormente para as regulamentações da implantação.
O manual de experiência do cliente veio para padronizar os requisitos de compartilhamento dos dados dos correntistas, abrangendo as etapas de consentimento, autenticação e confirmação.
O processo de implementação do open banking no Brasil está sendo meticuloso, e pode ser realizado apenas por instituições autorizadas previamente, tudo para manter a segurança dos correntistas.
O Bankmanager já adota o conceito de open banking desde seu lançamento, sendo um grande revolucionário no mercado financeiro, que ajuda grandes empresas no processo de pagamento e transações levando o máximo de segurança e praticidade ao dia a dia das empresas.
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