fbpx

Finnet

Gestão inteligente do departamento financeiro.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Fazer uma gestão inteligente e estratégica do departamento financeiro não é exatamente uma tarefa fácil, existem diversas frentes e variáveis que precisam ser analisadas para que mudanças estruturais e de gerenciamento comecem a dar resultados melhores.

 

Mas, essa tarefa também não é impossível!

 

Confira as melhores dicas sobre esse tema para começar hoje a utilizar no seu departamento. Continue a leitura!

 

O que é Gestão Inteligente?

 

Segundo a definição dada pelo Sebrae, a gestão inteligente está relacionada ao conceito VUCA, que significa:

 

Volatility: Em tradução para o português, a volatilidade significa algo que passa por constantes mudanças.

 

Uncertainty: Em tradução para o português significa incerteza.

 

Complexity: Em tradução para o português significa complexidade.

 

Ambiguity: Em tradução para o português, a ambiguidade significa algo que possa ter mais de um sentido ou mais de um entendimento.

 

Neste sentido, eles afirmam que da mesma forma que o conceito VUCA representa o comportamento das pessoas na era moderna, as empresas também precisam se adaptar neste modelo comportamental, levando mais agilidade e volatilidade no processo para a tomada de decisões.

 

Achamos importante também acrescentar que hoje temos a possibilidade de adicionar mais um elemento nesse conceito: a tecnologia.

 

Através de softwares voltados para a gestão financeira, sua empresa começa a se basear em dados reais sobre o resultado que o seu departamento financeiro está produzindo.

 

Assim, ter uma base de dados sólida com análises estratégicas é essencial para que além de decisões rápidas, a gestão financeira seja capaz de ter dados e conteúdo sobre a situação da empresa para fundamentar as decisões.

 

Como implementar a gestão inteligente no departamento financeiro?

 

Invista em tecnologia!

 

O ponto mais importante para sua empresa se adequar na implementação da gestão inteligente é o reforço tecnológico! Hoje através da tecnologia é possível tomar decisões ágeis baseando-se em dados reais e no comportamento dos seus clientes.

 

Softwares que possuem integração com o seu ERP te ajudam na coleta de dados e organização dos processos operacionais do departamento financeiro.

 

Use ao máximo todas as possibilidades que a tecnologia fornece para a sua empresa e para a sua gestão.

 

Defina metas e objetivos claros e tangíveis

 

Ter metas e objetivos claros e uma construção de ações estratégicas para alcançar os resultados desejados também auxilia na implementação de uma gestão inteligente.

 

Desta forma, todo o seu time consegue ter uma ampla visão sobre a necessidade da empresa, do departamento e juntos, conseguem pensar em soluções e ações para chegar no resultado.

 

Caso você queira conhecer mais sobre a definição de metas e objetivos, também recomendamos a leitura: OKR para departamento financeiro

 

Adquira novos conhecimentos!

 

Começar a empregar a gestão inteligente no departamento financeiro é um processo de aprendizagem, tentativas e análises sobre o que faz mais sentido para a sua organização.

 

Por este motivo, invista sempre em entender um pouco mais sobre essa metodologia e tirar os melhores insights para aplicar no dia a dia da sua empresa.

 

Para te ajudar nesse processo, separamos um conteúdo que irá te auxiliar nisso:

 

Acesse nossa LIVE e acompanhe o que há de mais recente, testado e aprovado sobre as estratégias de gestão inteligente do departamento financeiro!

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!