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Você sabe como escolher o melhor fornecedor para sua empresa?

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A escolha do fornecedor ideal nunca é um processo fácil. Só quem já precisou tomar uma decisão de tamanha responsabilidade sabe como é, existem critérios a serem avaliados, tanto em curto quanto a longo prazo, existem comparações a serem feitas, pesquisas a serem realizadas… é um trabalho de minucioso para chegar na melhor decisão e principalmente, na melhor justificativa para o diretor ou CEO da empresa.

 

E essa justificativa não pode ser argumentada com “nós acreditamos” ou “nós achamos”, pois o fornecedor exerce um papel fundamental no andamento e no lucro de uma empresa e merece uma análise ao seu tamanho.

 

O fornecedor deve ser visto principalmente como um parceiro direto da empresa, pois sem ele, parte do seu processo ou fluxo não acontece. Para trabalhar de forma tão ligada e tão direta, ele também precisa ter metas e valores alinhados com o da sua empresa, pois se isso não acontecer, você falará A e ele entenderá B.

 

Além de participar de forma tão direta nos ganhos e processos da organização, o fornecedor também pode ser responsável por alavancar ou despencar a reputação da sua empresa, por isso, toda análise precisa ser feita de forma correta e precisa!

 

Quer entender quais pontos devem ser analisados antes de contratar um fornecedor? Veja nossas dicas!

 

Alinhe expectativas

Antes de mais nada, você deve colocar no papel quais são as suas expectativas quanto ao produto ou serviço que está procurando, desta forma você conseguirá listar o que  é necessário que o fornecedor tenha para que vocês consigam entrar em negociação. Através desse ponto, você já consegue também descartar fornecedores que não conseguirão te entregar o que é deseja, você economiza o seu tempo e o dele, focando em projetos que realmente podem se tangibilizar.

 

Qualidade

Um dos principais pontos que devem ser levantados antes da escolha de um fornecedor é a qualidade do seu produto/serviço. Parece óbvio, né? Mas esse é um passo extremamente importante, pois o que é qualidade para o seu vizinho, não é qualidade para você. Por falarmos de pontos que não são tangíveis ou que não seguem uma regra obrigatória, é importante que você verifique a qualidade do que é oferecido, pegue referências, peça feedbacks, prova-real, até que esse fornecedor prove por a+b que o produto/serviço dele é verdadeiramente bom e possui uma qualidade que te agrada.

 

Otimização de tempo

Como falamos anteriormente, seu futuro fornecedor precisa ser acima de tudo, seu parceiro! Aquele que te apoia e deixa o seu dia o menos complicado possível. Levando isso em conta, seu fornecedor precisa ser um otimizador de trabalho e de horas, então o recomendado, é que ele possa te fornecer o maior número de soluções possíveis, pois quanto mais recursos e soluções ele te oferece, mais você consegue encontrar o que precisa em um único lugar, evitando que você precise fazer todas essas análises de forma repetida com várias empresas diferentes. Priorize quem consegue te entregar o maior número de coisas com excelência.

 

Tempo de mercado

Quando falamos de empresas, em um modo geral, o tempo de mercado é extremamente valioso e também uma grande referência sobre a solidez da mesma no mercado e sobre a qualidade oferecida. Uma empresa sólida, com padrões de qualidade e clientes satisfeitos mostra que o tempo é o melhor amigo para aprimorar os produtos/serviços oferecidos. Quanto mais bem estabelecida no mercado, com anos de aperfeiçoamento e uma trajetória de vitórias, mais essa empresa está proporcionando soluções reais. Busque empresas com mais de 10 anos de serviços oferecidos, com certeza essa é uma empresa que já aprendeu muito e busca sempre uma excelente entrega aos seus clientes.

 

Prazo de entrega

Lembra quando falamos sobre alinhamento de expectativas? O prazo de entrega é um ponto decisivo nesse processo. Seu fornecedor precisa te passar segurança que o projeto que está sendo implementado na sua empresa acontecerá de modo viável com o calendário criado por você. Para que isso aconteça, converse sobre sua expectativa, qual o prazo máximo para cada entrega, como ocorrerá o fluxo de implantação, quais etapas serão necessárias. Assim, você terá ciência do que acontecerá, quando acontecerá e como acontecerá, sem surpresas para você e sem surpresas para o fornecedor. Priorize os fornecedores que estão dispostos a seguir com o calendário proposto.

 

Flexibilidade

Todos os dias sua empresa passa por mudanças, elas podem ser leves mudanças, como a saída de um colaborador para a chegada de um novo, ou grandes mudanças, como uma crise política ou econômica. Da mesma forma que a sua empresa muda, suas metas e processos também podem mudar, por isso, seu fornecedor precisa estar ao seu lado para acompanhar essas mudanças e te auxiliar no que for preciso. Levando isso em conta, a flexibilidade é um ponto primordial na escolha do seu novo fornecedor, ele precisa ser maleável e entender o momento que a sua empresa está passando e propor soluções para te auxiliar nessa mudança.

 

Reputação

Você já ouviu essa frase “me diga com quem tu andas, que te direi quem és”? Pois é, esse ditado popular é uma grande realidade. Se o seu futuro fornecedor tiver uma má reputação no mercado, ou se o CEO e diretores dele estiverem envolvidos com ações corruptas ou que tenham cometido alguma ilegalidade, você conseguirá fechar uma negociação com ele? Infelizmente, ninguém vai parar para bater na sua porta e perguntar se a sua empresa também segue a índole desse fornecedor, todos irão imaginar que, por serem parceiros, sua empresa é condescendente com essas atitudes. Isso pode ter um impacto negativo gigantesco na sua empresa, com seus colaboradores e principalmente, com seus clientes, que podem começar a te enxergar da mesma forma. Por isso, antes de fechar com qualquer fornecedor, pesquise o nome da empresa, o histórico judicial da mesma e de seus dirigentes, esse é um dos principais pontos a serem analisados para firmar uma nova parceria.

 

Pós venda

Para considerarmos um fechamento de negócios um sucesso, a parte do fechamento é na realidade, o princípio de tudo isso. O sucesso realmente vem no relacionamento, no diálogo, em parceria sincera entre cliente e fornecedor, na prestação do serviço e em um pós venda realmente qualificado.

 

O pós venda é quem vai ditar o quando o cliente sentirá que toda a negociação não foi apenas uma conversa bonita e sim, promessas que serão mantidas em todo o tempo de parceria.

 

Um pós venda que faça jus às palavras bonitas que houveram na negociação é aquele que está presente, que está disponível quando o cliente precisa, que tem suporte para dúvidas, que tem um atendimento diferenciado e humanizado, que busca resolver qualquer questão. Por isso, antes de fechar qualquer negociação, pergunte como é o pós venda daquela empresa, se ela possui um departamento especializado para auxílio, quais são os meios de contato que ela disponibiliza, quantos dias e quantas horas por semana você pode entrar em contato.

 

Fidelização

Uma empresa que se preocupa com seus clientes é uma empresa que preza pelo bom relacionamento! E não há cliente melhor do que aquele que é fidelizado, certo? Por isso, bons fornecedores são aqueles que fidelizam seus clientes, que mantêm contato, que querem saber como podem melhorar seus produtos/serviços. Bons fornecedores são aqueles que mantêm seus clientes em sua base sem data de vencimento, com relacionamentos verdadeiros e que crescem junto com seus clientes. Procure fornecedores que se preocupem em sempre beneficiar ao máximo seus clientes.

 

Inovação

Inovar é um termo extremamente amplo que está ligado a tecnologia, criatividade, visão de futuro e fazer diferente. Seu futuro fornecedor precisa de inovação, pois o serviço ou produto que ele te oferece hoje, pode ser obsoleto daqui há 5 anos, por exemplo. O fornecedor que preza pela inovação, acompanha o mercado, as mudanças tecnológicas e digitais do mundo, está sempre um passo à frente e com isso, oferece o que há de melhor e mais atual no mercado. E não tem problema se o passo dado for um erro, pois ele enxergará uma oportunidade de melhorar seus processos, seus produtos e serviços. Aposte em empresas que sejam inovadoras e não tenham medo de errar, aprender e melhorar.

 

Sustentabilidade

Empresas são constituídas por pessoas, que possuem famílias e amigos e com certeza, já ouviram falar da empresa através desses interlocutores internos. Empresas também estão inseridas em bairros, em uma comunidade que sabem que aquela empresa reside ali. Todas essas pessoas têm uma opinião formada a respeito da empresa, seja ela boa ou ruim. Ter uma empresa com viés sustentável é para além de uma visão institucional, são ações voltadas para o coletivo, é entender que o seu bairro e sua comunidade são dependentes de você, é entender que você faz parte e deve usar seus recursos para construir uma relação saudável com aqueles que o cercam. Todos esses pontos precisam também ser decisivos no momento de escolher seu fornecedor. Como é a relação dele com a sua comunidade, com o seu quadro de funcionários? E mais, como ele se relaciona com o mundo? Quais são suas prioridades enquanto um agente empregador e que usufrui de parte do meio ambiente? 

 

Após analisar todos esses tópicos, temos certeza que fará a melhor escolha na hora de fechar uma parceria de sucesso!

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