fbpx

Finnet

CNAB

ENTENDA TUDO SOBRE ARQUIVO CNAB E TRANSMISSÃO DE DADOS!
CNAB - E-book exclusivo Finnet

Arquivo CNAB, transmissão de dados, padronização de layout, EDI e Van bancária… tudo isso pode parecer confuso, né? Mas com a explicação certa, você verá que não é! 

E que inclusive, você deve utilizar isso no seu dia a dia e ainda não sabe.

Por isto, criamos esse conteúdo interativo para te explicar tudo sobre CNAB e transmissão de dados! 

Pronto para agregar mais conhecimento ao seu dia a dia?

Capítulos

Capítulo 1: Afinal de contas, o que é CNAB?

Se você trabalha no setor financeiro de uma empresa de grande ou médio porte, com certeza já ouviu falar sobre transmissão de dados entre a sua empresa e as instituições financeiras com quem trabalha.

Mas esse processo de transmissão de dados tem infinitos nomes que são agregados, como: Arquivo CNAB, EDI, Van bancária, diferentes layouts e etc.

Acontece que nem todas essas informações e ou explicações sobre o que significa cada um desses termos e principalmente o quanto eles impactam seu dia a dia, estão com um fácil acesso por aí.

Por isso, estamos aqui pra te ajudar e explicar direitinho o significado de tudo isso, vamos começar?

 

CNAB: Centro Nacional de Automação bancária.

 

O arquivo CNAB é o meio criado pela FEBRABAN para a automatização na troca de informações entre empresa e instituição financeira sobre envio de remessas e seus respectivos retornos.

Imagine o seguinte cenário: 

Sua empresa precisa realizar os pagamentos de todos os colaboradores, também precisa pagar seus fornecedores e está aguardando o recebimento sobre os serviços prestados ou produtos comercializados.

Além disso, você trabalha em uma empresa que não possui apenas uma conta bancária, e sim, diversas contas com diferentes bancos.

Não há condições de todos esses tramites serem realizados de forma manual, certo?

É neste momento, que você precisa automatizar essa troca de informações entre sua empresa, os bancos, seus fornecedores e clientes.

E para isso, é necessário que o arquivo CNAB te auxilie nesse processo!

O Arquivo CNAB fará o papel de organizar essas informações sobre os pagamentos e recebimentos que sua empresa tem, fazendo a atualização de cada status diretamente em seu ERP.

Para que essa troca de dados tão importantes aconteça de uma forma segura, a própria FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) criou o CNAB e a disposição das informações.

Todo o processo descrito ocorre 100% de forma digital, levando questão de segundos para o envio ou recebimento das informações. Imagina precisar fazer tudo isso ainda no papel?

O CNAB garante a atualização em tempo real das informações, a diminuição do serviço operacional no seu financeiro e a ligação direta com seus bancos parceiros.

Vamos entender mais sobre o processo do envio desses arquivos, os benefícios para o seu negócio e mais características do arquivo CNAB? Continue a leitura!

Desbloqueie todos os capítulos!

Ao clicar no botão "enviar", você será redirecionado ao conteúdo completo!