Graças a tecnologia, todo dia somos surpreendidos com uma novidade ou inovação do mercado, fato é que em uma visão micro, essa tecnologia nos auxilia muito no dia a dia e nos permite um contato cada vez mais globalizado. Já em uma visão macro, essa mesma tecnologia movimenta o mercado, a economia, as empresas e as operações pelo mundo.

Toda essa transformação digital que o mercado vem passando é um processo, que tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da tecnologia para elevar o nível do mercado e certamente, estar a frente da concorrência com um diferencial.

Mas, você sabe quais são essas revoluções tecnológicas que se mostram cada vez mais presentes no meio financeiro? Entende de fato a importância de cada uma e os benefícios que elas levam? Vamos te explicar!

Inteligência Artificial

Também conhecida pela abreviação AI (do inglês, artificial intelligence), chegou no mercado para uma revolução tecnológica, com o propósito de mostrar que hoje, as máquinas junto com a tecnologia avançada, são capazes de começar a reproduzir parte do raciocínio humano de forma muito mais rápida.

Sua implementação em empresas de diversos segmentos tem grandes benefícios, por se tratar de uma tecnologia que aprende rapidamente, ela é capaz de realizar processos manuais sem falhas!

Machine learning

Também conhecido como Aprendizado de Máquina é apenas uma parte de tudo o que a inteligência artificial engloba. Ele é a principal frente sobre acessar um grande volume de dados de cada pessoa e aprender sobre isso, de forma automática. 

Sua principal diferença, é que o AI, além de ter o aprendizado de máquina, também tem tecnologias direcionadas para a linguagem natural, redes neurais e um conhecimento muito mais profundo. Porém, o Machine learning também é de um potencial gigantesco, não é a toa que é utilizado como algorítimo nas maiores redes sociais atualmente.

Ecossistemas digitais e plataformas de serviços

Chamamos de ecossistema toda rede que tem elementos interconectados, onde cada informação é passada de um ponto para o outro. Quando falamos sobre esse ecossistema digital, estamos falando sobre a troca de dados ou informações entre diferentes softwares ou plataformas que possibilitam a realização de um processo.

Essa tecnologia é uma grande facilitadora na troca de informações em prol de um resultado, desta forma, priorizando o processo, a rapidez, a segurança e o resultado. 

Automação

O processo de automação financeira, de um certo ponto, já está ligado com as outras tecnologias aqui faladas. Automatizar um fluxo de informações ou operacional é fazer com que ele seja realizado de forma automática, por plataformas e softwares capazes de diminuir o custo de um serviço, realizá-lo de forma rápida e diminuir drasticamente os erros. A automação é o futuro de trabalhos operacionais.

Phygital

Todas as tecnologias citadas só fazem sentido se estiverem direcionadas para uma coisa: o cliente final. Um termo que tem chamado bastante atenção nos últimos tempos é o Phygital, uma mistura de físico com digital (do inglês physical + digital) ele representa a humanização desses aspectos tecnológicos. Grande parte das instituições financeiras hoje já contam com bancos digitais ou até, contas totalmente digitais, sem agências físicas, porém é importante entender que tudo isso é voltado para uma pessoa que está do outro lado da tela, e que por muitas vezes, quando ocorre algum problema, prefere tratar o assunto com um suporte humano, por isso é importante ter um equilíbrio entre as novas tecnologias e facilitadoras do dia a dia mas também, oferecer um suporte humanizado.

Quer conhecer melhor nossas soluções?

Estar antenado com todas essas tecnologias é fundamental para que a sua empresa cresça de forma segura e gradativa. E quando o assunto é modernização e automação do seu sistema financeiro, a gente pode te ajudar! Se você deseja implantar com facilidade e agilidade uma frente financeira na sua empresa, conte conosco! Conheça nossos planos ou fale com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas! É só clicar aqui.