A crise está impactando todos os setores da economia, por isso é fundamental que as empresas sejam proativas nas decisões organizacionais. O departamento financeiro é a grande alma das empresas neste momento.

O sistema financeiro tem um futuro desafiador pela frente e por isso é importante entender o cenário, ajudar e se programar para o futuro. Neste texto vamos sugerir ações de mitigação dos riscos financeiros decorrentes do Covid-19 e possíveis ações que possam ajudar a sua empresa no pós crise.

Mesmo sendo um momento complicado ele vai passar e a economia não pode parar, por isso, quanto antes se planejar e agir, mais rápido você irá colher os frutos.

Gestão financeira em meio a COVID-19

Atualmente os países estão lutando para evitar um caos na saúde pública mundial, batalhando para cuidar da sua população. Em meio a isso, tenta evitar um grande colapso econômico.

O cenário atual não é muito animador: alto número de inadimplência, incertezas no cenário político e poucos investimentos sendo realizados. Por ser um fator totalmente novo e desconhecido para a população mundial é natural vivermos este momento de incerteza.

Todas as empresas serão impactadas e não existe uma fórmula de sucesso. Cada empresa deve analisar o próprio cenário e criar as próprias alavancas de retomada.

Neste momento é primordial utilizar o ciclo administrativo.

Análise de cenário

Analise o cenário da sua empresa neste momento, reflita e se faça as seguintes perguntas.

  • Qual é o impacto nas contas a receber da empresa?
  • O COVID-19 impactou diretamente as operações da empresa?
  • Qual o impacto no fluxo de caixa da empresa?
  • Houve um aumento na perda de clientes?
  • Como os seus fornecedores estão sobrevivendo à crise?

Respondendo as perguntas acima você terá uma noção do impacto do COVID-19 e quais as estratégias que podem ser criadas para o desenvolvimento da empresa.

Planejamento 

De acordo com as suas respostas acima é possível nortear as ações que devem ser tomadas e se planejar para que o impacto do COVID-19 seja de menor intensidade na sua empresa.

Entenda as áreas do seu departamento mais afetadas e crie um plano de ação.

Importante alinhar o seu planejamento financeiro com seu planejamento estratégico: agora mais do que nunca é fundamental pensar na empresa como um todo.

O quanto antes você agir, mais rápido sua empresa estará pronta para enfrentar o mercado pós pandemia.

É preciso ter ciência que cada empresa terá suas adversidades e as ações para a melhoria irá variar de empresa para empresa.

Se inscreva na nossa newsletter

Automação pós COVID-19

A pandemia nos obrigou a inovar e reeducar nossos hábitos. A forma mais efetiva de se evitar o contágio é o isolamento social. Mas, essa é uma medida que afeta a economia global e local.

Com os escritórios fechados, o cenário de confinamento fez crescer a adoção de novas tecnologias como videoconferência e serviços financeiros on-line. Na China e Itália, países que sofreram com o COVID-19, se estima que o engajamento digital cresceu 20%.

Na visão empresarial, uma tendência mundial é de que os processos financeiros se tornem mais automatizados, isso vai desde a gestão financeira, contas a pagar, contas a receber a gestão de fornecedores.

Diante de todo esse cenário, diretores de diversas empresas estão realizando uma revisão orçamentária para procurar soluções que automatizam o processo financeiro. Investir em tecnologia está se tornando uma perspectiva imprescindível para o crescimento das empresas.

Algumas dificuldades que empresas estão encontrando são:

Gestão financeira internet banking

Um trabalho operacional de entrar de banco em banco para realizar pagamentos pode ser automatizado, sem o processo burocrático, o departamento financeiro ganha em agilidade e gestão. Além disso, anteriormente as estruturas de aprovação de pagamentos era manual e presencial. Hoje é de extrema importância ter ferramentas que possibilitem o acesso remoto.

Inadimplência em tempos crise

Muitas empresas estão sofrendo com a inadimplência de boletos neste período, por isso uma solução é ampliar os canais de cobrança. Hoje existem soluções que automatizam o processo de cobrança, reduzindo sua inadimplência e o seu custo operacional.

Pensar em automação de processos neste período é substituir atividades manuais por tarefas automatizadas. Os sistemas realizam as tarefas sozinhos, diminuindo falhas operacionais, agiliza os processos, reduz custos e aumenta a segurança nos serviços da empresa.

Se possível fique em casa e vamos juntos vencer esta pandemia.