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Métrica ARR o principal indicador para uma empresa SaaS

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“O que pode ser medido pode ser melhorado” esta frase de Peter Drucker é o lema dos dias atuais. Vivemos em tempos de avalanche de dados e métricas para nortear o sucesso empresarial são fundamentais.

Toda e qualquer empresa deve acompanhar suas métricas para obter sucesso e prevenir riscos.

Separamos algumas das principais métricas utilizadas em modelos de empresas SaaS.

No modelo SaaS a sustentabilidade do negócio é diretamente ligada à satisfação do consumidor, por isso medir e otimizar as métricas é fundamental.

Como em qualquer tipo de negócio, existem métricas fundamentais para a gestão empresarial e outras sem uma relevância tão grande.

Neste texto vamos explicar como calcular o ARR (Annual Recurring Revenue), ou seja, faturamento recorrente anual. Um indicador fundamental para manter a saúde do seu negócio saudável.

 

Mas o que é o ARR?

Como dito acima, ARR é o cálculo do faturamento recorrente. O indicador irá facilitar o melhor entendimento de quanto será o faturamento previsto para o período. 

Resumindo, a métrica ARR irá medir, o quanto de receita seu SaaS irá gerar por conta do número de clientes que a empresa tem.

Tendo esta métrica no radar é possível:

 

Medir receita futura

Com o KPI é possível prever as receitas que vão entrar na sua empresa com maior assertividade.

Com esse controle fica mais simples para a sua empresa se organizar, desenvolvendo estratégias de crescimento e evoluindo de forma escalável.

 

Definição de metas

Sabendo o quanto de receita você terá é possível traçar metas futuras. Com as receitas previstas se torna mais fácil identificar os gargalos da empresa e os números fundamentais a serem alcançados.

 

Como calcular o ARR?

Citamos a importância da métrica ARR, mas como calcular este KPI tão importante para as empresas?

Existem duas formas de calcular a métrica, vamos exemplificar as duas:

Total de receita gerada com assinaturas anuais

+

Total de receita gerada com novos clientes e upsells

Total de receita perdida com downgrades

Total de receita com a perda de clientes

=

ARR

ou se preferir, faça o cálculo da sua receita recorrente mensal (MRR) vezes 12 meses.

MRR x 12 = ARR

Caso opte pelo segundo cálculo, leve em consideração a receita anual de cada cliente, upsell, churn, retenção e downgrade.

Com os cálculos sua empresa poderá ter um crescimento mais sustentável e saudável, com as condições financeiras ideais para seu SaaS decolar.

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