fbpx

Finnet

O que é o Swift Financeiro e como ele impacta sua empresa?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

O sistema financeiro Swift existe há uns bons anos ao redor do mundo, facilitando o processo de operações bancárias internacionais entre países e empresas multinacionais, porém devido ao atrito político, ele voltou a estar em destaque.

 

Mas, você sabe o que é o Swift Financeiro? Sabe como ele impacta o processo de pagamento e recebimento na sua empresa? Venha descobrir o que é o sistema Swift e qual a sua importância, boa leitura!

 

O que é Swift?

 

A sigla SWIFT é derivada da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, em tradução literal significa Sociedade de Telecomunicações Financeiras Mundial. O sistema Swift foi criado em 1973 pela União Europeia com o intuito de garantir a transação de valores através de operações financeiras internacionais com mais segurança.

 

Podemos defini-la como um sistema de pagamentos ou um sistema de transferência de valores que conecta o mundo todo.

 

Atualmente, ela conta com 11 mil instituições financeiras espalhadas pelo mundo, conectadas diretamente a mais de 200 países.

 

Para termos uma ideia de sua dimensão e importância, apenas em 2021 através da Swift foram trafegados cerca de 42 milhões de mensagens por dia!

 

Levando essas informações em consideração, podemos dizer que a rede swift é a base para o sistema financeiro global de forma segura, digital e eficiente.

 

Mas, você sabe como ele funciona?

 

Como o Swift financeiro funciona?

 

Podemos dizer que o Swift Financeiro funciona de forma bem similar a um EDI Financeiro, se você entende um pouco mais sobre tecnologia financeira, entenderá nossa comparação!

 

Mas se você não conhece muito sobre esse mercado, nós te explicamos!

 

O EDI Financeiro é o principal meio para envios de arquivo de remessa e retorno, ele não faz necessariamente o tráfego de valores, isso fica a cargo das instituições bancárias, ele realiza a comunicação desses eventos e a sinalização de pagamentos efetuados e valores recebidos.

 

É desta mesma forma que o Swift funciona, ele não realiza a troca efetiva de valores entre as diversas instituições bancárias ao redor do mundo, mas ele faz a comunicação de recebimento e pagamento de valores para que essas operações sejam efetuadas entre empresas e instituições financeiras.

 

Desta forma, sua principal função é emitir informações sobre os pagamentos e recebimentos, através de seus códigos, para pagamento e recebimentos internacionais, da mesma forma que o EDI atua de forma nacional.

 

Vamos ver isso na prática!

 

 

Através do nosso exemplo, é possível visualizar um código da Swift, onde encontramos de forma rápida todas as informações necessárias para uma comunicação clara e direta entre as instituições bancárias e as empresas.

 

Agora que você já sabe o que é um sistema swift financeiro, vamos aprofundar nossos conhecimentos!

 

Como o Swift financeiro impacta minha empresa?

 

Como vimos, para a troca de informações e mensagens sobre transações financeiras em território nacional, sua empresa pode usar o EDI Financeiro.

 

Ele auxiliará no controle de todos os setores do departamento financeiro, garantindo informações em tempo real, lucratividade de tempo em processos operacionais e a diminuição de erros na sua empresa.

 

O Swift se mostra essencial se a sua empresa precisa realizar transações financeiras internacionais, neste caso, o impacto dele se mostra muito positivo, já que falamos sobre uma maior segurança nesse processo.

 

Caso esse seja o cenário da sua empresa, o ideal é verificar se o seu banco possui essa funcionalidade ou se sua empresa precisa realizar a contratação desse serviço de forma apartada.

 

Com a Finnet, empresa com mais de duas décadas no mercado de tecnologia financeira e pioneira na implementação do Swift no Brasil, sua empresa tem a liberdade de escolha entre os serviços tecnológicos mais estratégicos para suas transações.

 

Seja através do EDI ou com o Swift bancário, nós auxiliamos no tráfego desses arquivos financeiros entre o seu sistema operacional e os bancos parceiros.

 

Estamos homologados em mais de 100 instituições para garantir que suas operações aconteçam de forma segura e rápida!

 

Fale agora mesmo com nossos consultores e agende uma reunião!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

VEJA MAIS CONTEÚDOS RELACIONADOS

Se inscreva na nossa newsletter!