Com a alta na quantidade de bancos e adquirentes de cartões, o volume de transações aumentou consideravelmente, tornando a equipe pouco produtiva focando apenas em tarefas operacionais.

Sendo o departamento financeiro um dos mais desafiados no dia a dia das empresas,  a dificuldade é grande, pois cada empresa possui seus próprios modelos de negócio e consequentemente, enfrenta diferentes problemas.

Analisando e processando informações fundamentais para a empresa, a demanda acaba sempre se tornando complexa. Os investimentos em novas tecnologias são saídas para a melhoria contínua de processos.

O que é uma VAN?

VAN é a sigla de Value Added Network, traduzindo – Rede de Valor agregado.

A Van é uma rede privada que facilita que as empresas troquem informações de forma segura, ou seja, uma central de comunicação que organiza pedidos e entrega para as organizações em tempo e formato apropriados.

Geralmente, empresas que já utilizam um ERP, otimizam seus processo se conectando a uma VAN, pois cada personalização necessária no sistema tem um alto custo e demora para liberação. Com a VAN, a empresa tem a possibilidade de gerar seus arquivos em diferentes layouts em um curto período de tempo e com custos bem mais baixos.

A VAN é uma ótima aliada do ERP, já que com ela não é necessário a utilização de um Internet Banking. Pagamentos, cobranças e consultas de extratos de todos os bancos podem ser realizadas na interface do ERP.

Mas não se preocupe!! A vantagem da VAN é que a sua empresa não precisa ter um ERP. É possível automatizar os processos apenas utilizando o serviço da VAN. Em um sistema transacional eletrônico de dados, a VAN traduz os códigos utilizados pelo comprador para aqueles em que o vendedor utiliza e vice-versa. Portanto, ambas empresas são interligadas no processo sem a necessidade de códigos ou sistemas complexos.

Quando utilizar uma VAN

O lucro é a grande missão de qualquer empresa e entender o valor percebido de que uma VAN bancária pode trazer para uma empresa é fundamental para otimizar os lucros empresariais

Para isso você precisa entender o momento em que sua empresa vive, caso sua empresa trabalhe com inúmeros bancos, a VAN bancária é uma solução de extrema ajuda nos seus processos, ganhando tempo e reduzindo erros.

Geralmente utilizada por varejistas e grandes empresas, as VANs são utilizadas para automatizar os processos bancários de contas a pagar e a receber, operações com adquirentes e gateways de pagamento,s fazendo o intercâmbio com os agentes financeiros.

Benefícios de usar uma VAN bancária?

Na rotina de uma departamento financeiro é necessário priorizar as principais ações que venham ajudar o departamento. 

Por isso, ferramentas que facilitam o trabalho, otimizando o tempo e liberando os colaboradores para desenvolver um trabalho cognitivo são bem vistas entre os gestores das empresas. 

A VAN auxilia o departamento financeiro centralizando o tráfego de informações em diferentes layouts. Sendo assim é responsável por facilitar as ações e permitir a consolidação das transferências bancárias em um único local.

Segurança de uma VAN

Trabalhando através de uma rede EDI (Eletronic Data Interchange) as transações são rastreadas. 

Além do rastreamento das transações a segurança do trabalho das VANs são asseguradas através de:

Criptografia de dados

Convertendo os dados em um código que apenas o destinatário pode ler ao receber. 

Integridade de dados

Tanto o remetente quanto o destinatário precisam ter algoritmos que confirmem e estabeleçam a integridade das informações.

Acesso

Somente quem está registrado na rede pode enviar e receber informações, assim regulariza o processo de transmissão de dados, tornando-o mais seguro.

Principal benefício de trabalhar com uma VAN

Ao escolher uma VAN Bancária alguns pontos devem ser pesquisados para a escolha final. Afinal, esse processo muda grande parte dos processos da empresa, facilitando a centralização no tráfego de informações, em diferentes layouts, integrando as principais transações financeiras em um único local, reduzindo erros e otimizando processos.

A otimização de processos financeiros cria uma padronização na comunicação de arquivos, então as áreas que utilizam a VAN bancária facilitam os processos de toda a empresa.

É a VAN quem deve traduzir os arquivos de acordo com os padrões estabelecidos em um único formato, não sendo necessário que um profissional de TI (tecnologia da informação) fique interpretando os dados de cada transação bancária de um layout específico.

Assim os processos se tornam automáticos e sua empresa ganha tempo. 

Portanto a VAN pode ser muito útil para o funcionamento dos processos financeiros da sua empresa.