Você profissional do departamento financeiro que chegou aqui e gostaria de saber sobre CNAB, antes de mais nada precisa saber que a FEBRABAN, órgão regulamentador dos bancos no Brasil é um dos mais seguros e tecnológicos do mundo. Seguindo padrões de altíssima qualidade e sempre tendo bancos reconhecidos por entidades internacionais. Sem mais delongas entenda a seguir o que é e para que serve o CNAB.

O que é o CNAB e como ele funciona?

A sigla CNAB significa “Centro Nacional de Automação Bancária”, que foi criada pela FEBRABAN com o objetivo de agilizar a remessa e retorno de informações entre os clientes e os bancos, tudo de forma automatizada. Atualmente o CNAB consegue fazer os envios de forma online, através de uma padronização de informações definida pela FEBRABAN, com colunas específicas para cada banco. Uma das funcionalidades do CNAB é manter o banco de dados das empresas (ERP) atualizados, pois com ele as compensações de pagamento são comunicadas automaticamente, reduzindo assim o trabalho operacional de ter que digitar cada documento que teria sido pago. 

Para você entender como o CNAB pode facilitar o seu trabalho, o processo geralmente é realizado pelo site do banco, no caso de boletos, você emite os seus boletos através de um arquivo de remessa ou a própria instituição financeira pode emitir, depois desse processo o seu cliente realiza o pagamento do boleto. Após o pagamento você deve verificar diariamente a compensação e se existem arquivos de retorno, que serão utilizados no seu software financeiro para dar baixa nos boletos pagos. Desta forma toda a transação acontece no meio digital, eliminando uma parte operacional da equipe financeira de preencher os dados manualmente e também evitando erros de preenchimento.

Qual a principal vantagem do CNAB?

O CNAB tem como principal vantagem para as empresas, o estabelecimento de uma ligação direta entre o seu ERP e as suas instituições bancárias, automatizando uma parte do trabalho operacional do seu departamento financeiro e mantendo também uma atualização diária do seu banco de dados. 

Qual a diferença entre o CNAB 240 e 400?

Os números 240 e 400 são referentes ao tipo de layout que o arquivo CNAB possui, sendo que eles possuirão variações para cada tipo de banco. A seguir explicaremos como funciona cada um dos tipos:

CNAB 400: Este arquivo possui uma quantidade menor de informações, sendo limitada a 400 posições. O seu layout trabalha com carteira de cobrança simples e garantida, não permitindo o serviço de banco correspondente (lotéricas e outras instituições autorizadas pelo Banco Central). Desta forma é utilizado apenas para postagem de títulos pelos correios e serviços de protesto. A sua vantagem em relação ao CNAB 240 é o fluxo de informações mais rápido, simples e que evita erros.

CNAB 240: Diferente do CNAB 400, este arquivo possui 4 segmentos de 240 posições, sendo possível adicionar mais títulos dentro do mesmo arquivo. Este layout possui tudo que o anterior realiza, adicionando a utilização de serviço de banco correspondente, serviço de agendamento para pagamento de títulos e pagamentos de contas.

Qual tipo de layout CNAB devo escolher?

Essa decisão deve ser tomada de acordo com as necessidades que a sua empresa possui, fluxo, tipos e volumetria das transações realizadas, além do que a sua instituição bancária oferta.

Qual layout de CNAB o meu banco possui?

Como explicado anteriormente cada banco possui as suas peculiaridades em seus arquivos CNAB, desta forma poucos campos mudam de um banco para outro. Desta forma disponibilizamos uma tabela dos principais bancos do Brasil e o tipo de layout que eles utilizam: 

Banco do Brasil: CNAB 400 e 240

Banco Santander: CNAB 400 e 240

Banrisul: CNAB 400

Bradesco: CNAB 240

Caixa: CNAB 400 e 240

Banco Real: CNAB 400 e 240

Banco Itaú: CNAB 400 e 240

Banco Mercantil: CNAB 400

Banco HSBC: CNAB 400

Banco Unibanco: CNAB 400

Banco Banestes: CNAB 400

Banco Nossa Caixa São Paulo: CNAB 400

Banco Bradesco: CNAB 400

Banco Bic Banco: CNAB 400

Banco SUDAMERIS: CNAB 400

Banco Safra: CNAB 400

Bank Boston (agora Itau): CNAB 400

Esperamos que você tenha aprendido o objetivo do CNAB e como ele funciona, afinal é um elemento que ajuda muito o departamento financeiro, porém caso o seu ERP precise ser customizado para mais de um banco, isso pode tornar o processo demorado e caro. Fique atento a modelos de automação e como dica, conheça empresas que possam ajudar a sua a automatizar cada vez mais o departamento financeiro. 

Gostou do assunto? Então conheça mais sobre o EDI financeiro ou Van Bancária em nosso blog e aprenda como automatizar ainda mais a sua equipe.